Notícias
Diálogo sobre a cooperação internacional e a Agenda 2030 das Nações Unidas
A cooperação Sul-Sul e trilateral estão em constante expansão e envolvem uma multiplicidade de atores no cenário internacional. O seminário, que faz parte dos preparativos para a II Conferência das Nações Unidas sobre Cooperação Sul-Sul, que acontecerá no ano que vem, em Buenos Aires, foi uma importante oportunidade para reunir experts em desenvolvimento, representantes de diferentes instâncias e de vários países, para discutir os avanços da cooperação na era dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs).
Especialistas da ABC, BPC, Instituto Alemão para o Desenvolvimento (DIE) , agências de cooperação da Alemanha ( GIZ ), Reino Unido ( DFID ) e México ( AMEXCID ), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) , Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) , entre outros, compartilharam suas experiências e aprendizados sobre questões relacionadas à implementação, resultados e avaliação da cooperação Sul-Sul e trilateral.
Em 2017, foi realizada a primeira edição do “Diálogos da Cooperação Sul-Sul”, que reuniu representantes de 12 países, além de instituições brasileiras e organizações internacionais. Como resultado, o BPC e a Articulação Sul elaboraram o relatório “ Caminhos para a Construção de Sistemas e Processos de Monitoramento e Avaliação da Cooperação Sul-Sul ”, publicado pela ABC em Inglês e Português.
Autor: Comunicação/ Agência Brasileira de Cooperação (ABC)