Notícias
Dia Internacional da Cooperação Sul-Sul
O Dia Internacional da Cooperação Sul-Sul é celebrado no dia 12 de setembro. A data foi estabelecida pelas Nações Unidas para marcar a colaboração entre países em desenvolvimento permitindo avanços nos setores econômico e social nas regiões e países do Sul.
O compartilhamento de boas práticas e experiências exitosas para desafios comuns entre os países representa, também, a busca em direção à implementação e continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
O Brasil, por meio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores , coordena, há 32 anos, iniciativas de cooperação técnica de interesse do País. Reconhecido internacionalmente pela capacidade de reunir atores de excelência nos projetos de cooperação, o Brasil tem sido cada vez mais demandado para estabelecer novas iniciativas e parcerias com ampla variedade de atores em prol do desenvolvimento de demais países.
A cooperação brasileira só se dá em resposta a demandas oficialmente recebidas. Não há transferência de recursos e, sim, compartilhamento de conhecimentos e experiências. A cooperação é um instrumento da política externa do Brasil, que, além de permitir o ganho de experiência para instituições brasileiras, apoia objetivos e ações de nossa diplomacia junto a países parceiros e organismos internacionais.
Entre as áreas de destaque dos projetos de cooperação estão: saúde, educação, agricultura, meio ambiente, segurança, formação profissional, segurança alimentar e nutricional, energia, urbanização e cultura.
12 razões para a Cooperação Sul-Sul
1. Promove a autoconfiança e capacidade criativa dos países envolvidos na busca de soluções para problemas de desenvolvimento;
2. Fortalece o laço entre os países por meio da troca de experiências, compartilhamento de saberes e uso de recursos técnicos;
3. Fortalece a capacidade dos países em desenvolvimento de identificar e analisar juntos suas principais questões de desenvolvimento e formular as estratégias necessárias para resolvê-las;
4. Promove a combinação de capacidades para aumentar a efetividade dos recursos disponíveis;
5. Cria e fortalece as capacidades humanas e tecnológicas existentes nos países em desenvolvimento;
6. Adapta tecnologias e habilidades para atender a necessidades específicas de desenvolvimento;
7. Impulsiona e melhora a comunicação entre os países em desenvolvimento para maior conscientização dos problemas comuns;
8. Garante acesso mais amplo a conhecimentos e experiências disponíveis;
9. Cria novos conhecimentos para enfrentar os problemas de desenvolvimento ;
10. Reconhece e responde aos problemas e exigências dos países menos desenvolvidos;
11. Aumenta a quantidade e melhora a qualidade da cooperação internacional para o desenvolvimento;
12. Permite aos países em desenvolvimento alcançar maior grau de participação nas atividades econômicas internacionais.
Tema para 2019
O tema do Dia Internacional da Cooperação Sul-Sul, “Do compromisso à ação - Acompanhamento do plano de ação de Buenos Aires + 40” sugere que o foco seja a implementação dos compromissos adotados durante a Segunda Conferência de Alto Nível das Nações Unidas sobre Cooperação Sul-Sul, ocorrida em março, na Argentina.
Durante a conferência, foram celebrados os 40 anos de implementação do Plano de Ação de Buenos Aires para Promoção e Implementação da Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento (PABA).
Autor: Claudia Caçador