Notícias
Desfile internacional em Brasília celebra o Dia Mundial do Algodão
O Dia Mundial do Algodão, comemorado em 7 de outubro, foi criado pela ONU em 2019 com o objetivo de aumentar a visibilidade do setor e seu papel no desenvolvimento econômico, no comércio internacional e na redução da pobreza, especialmente para a agricultura familiar.
Com a curadoria do estilista colombiano Juan Pablo Martinez, a coleção "América Latina veste-se de algodão", composta por mais de 30 looks, ressalta a influência da América Latina no mundo da moda e da cultura.
Modelos desfilarão peças que ressaltam a ancestralidade do cultivo e do manuseio do algodão, com incorporação de técnicas artesanais e bordados milenares da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru. Todas as peças foram confeccionadas com algodão produzido por agricultoras e agricultores familiares.
O evento será prestigiado por representantes de governos, do setor algodoeiro, da indústria têxtil, bem como artesãs da Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru.
Projeto +Algodão
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável da cadeia do algodão na América Latina e Caribe, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e sete países parceiros (Argentina, Bolívia, Equador, Colômbia, Haiti, Paraguai e Peru) uniram esforços para implementar o projeto de cooperação Sul-Sul denominado +Algodão.
A iniciativa, que completa 10 anos em 2023, já destinou mais de US$12 milhões em ações regionais nos países parceiros, com recursos financeiros do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), além de contribuições técnicas e humanas das instituições parceiras brasileiras.
Durante esse período, mais de 14 mil famílias e de 9.700 produtores foram beneficiados, participando de cursos de capacitação, dias de campo e outras atividades desenvolvidas pelo projeto, que aperfeiçoaram seus conhecimentos em todas as etapas, desde o plantio até a comercialização.
Inovações
Com vistas a auxiliar e facilitar o trabalho dos pequenos produtores de algodão, o projeto +Algodão, em parceria com a Embrapa algodão, desenvolveu equipamentos e tecnologia, tais como colheitadeira de uma linha, moto triciclo para a mecanização da pequena propriedade rural e descaroçador móvel com prensa hidráulica para o beneficiamento do algodão em associações ou cooperativas de agricultores familiares.
A fim de promover novos conhecimentos, o projeto organizou intercâmbios de boas práticas agrícolas em temas como preparo do solo, sementes certificadas, manejo integrado de pragas, cultivo associado, com a parceria da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer-PB), e da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, para ações de acesso aos mercados, formulação de planos de negócios, entre outros.
Serviço
Desfile "América Latina veste-se de algodão"
Data: Quarta-feira, 04 de outubro de 2023
Horário: A partir das 16h
Local: Museu da República - Setor Cultural Sul, Lote 2, CEP 70070-150, Brasília – DF
Programação completa
- 16h00 - Talk Show e Diálogo: O papel das Fibras Naturais para a Moda Sustentável
- 18h00 - Lançamento da Coleção: “América Latina veste-se de algodão”
- 19h00 - Encerramento e projeção de imagens na Cúpula do Museu da República, em comemoração ao Dia Mundial do Algodão.