Notícias
Desenvolvimento da pesca e da aquicultura em Côte d'Ivoire
Na África, o Brasil desenvolve uma série de iniciativas, procurando colocar em prática os princípios da CSS. Em Côte d'Ivoire por exemplo, realiza uma iniciativa bilateral, em conjunto com o governo daquele país, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da pesca e da aquicultura no país, tendo como base experiências brasileiras de sucesso nesta área.
O projeto visa a contribuir para o desenvolvimento da pesca industrial, da pesca artesanal, da pesca amadora, bem como da aquicultura em Côte d'Ivoire, por meio de treinamentos a serem realizados no Brasil e naquele país, bem como por meio de revitalização de infraestruturas.
A iniciativa apresenta excelente ritmo de execução, tendo já desenvolvido uma série de atividades. Em 2016, foram organizadas duas ações de capacitação e uma reunião do comitê gestor, que é um comitê criado com a responsabilidade de acompanhar, revisar e garantir que todas as etapas do projeto sejam desenvolvidas da melhor forma. Foi realizada também a escolha de fazendas-piloto, assim como estudos sobre estoques pesqueiro e a fabricação de ração com materiais disponíveis no país. Em 2017, o projeto organizou dois treinamentos em aproveitamento de pescado e monitoramento das fazendas onde foram instalados tanques redes para criação e engorda de tilápias.
Entre os parceiros do projeto está a Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Toledo, pelo lado brasileiro. Em Côte d'Ivoire, o Ministério dos Recursos Animais e Haliêuticos é o responsável. Os recursos dessa iniciativa são advindos do antigo Ministério da Pesca.