Notícias
Desafios e Soluções para a Alimentação Escolar durante a pandemia
Um espaço virtual contendo ações relacionadas à alimentação escolar na América Latina e Caribe diante da Covid-19 foi criado para servir como banco de experiências de 17 países integrantes da Rede global de Alimentação Escolar Sustentável (RAES).
Intitulada “Diálogo com os países da América Latina no período de pandemia”, a iniciativa é resultado de reuniões virtuais promovidas pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), o Fundo Nacional e Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) . Os dados consolidados mostram que 14 países têm garantido a cobertura regular de alimentos, a cerca de 55 milhões de estudantes.
Até o momento, já foram realizadas três encontros on-line organizados com a participação média de 220 profissionais. Os participantes tiveram a oportunidade de relatar os principais desafios que têm encontrado para o fornecimento da alimentação escolar em seus países, incluindo questões sanitárias, de recursos financeiros, legislação, trabalho articulado, logística e inclusão de alimentos frescos. E, além das dificuldades, os países apresentaram também soluções para que os alimentos cheguem até a casa dos estudantes garantindo, com isso, a segurança alimentar de milhões de crianças.
Esforços
O documento compartilhado contém experiências de 13 países e balanços realizados em nível regional no âmbito do projeto de cooperação internacional entre as instituições e países envolvidos. Esse documento fornece uma visão geral da diversidade de respostas que os países assumiram em relação à alimentação escolar no âmbito da Covid-19.
Os países têm considerado os encontros bastante produtivos e muito úteis, uma vez que essas ações compartilhadas têm servido de apoio concreto ao fortalecimento e aprimoramento de políticas públicas de alimentação “em tempos de pandemia” na América Latina. Além disso, destacam o esforço de todos em promover reformas legais, desenvolvimento de decretos, regulamentos e protocolos de atendimento, para cobrir, especialmente, as populações mais vulneráveis.
A Rede
A Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES) foi concebida para o compartilhamento de experiências de países em desenvolvimento e desenvolvidos, na área de alimentação escolar. A RAES foi lançada em novembro de 2018, em Buenos Aires e conta com a participação de 17 países da América Latina e Caribe. Em maio de 2019 foi realizado o primeiro Fórum da Rede, no Rio de Janeiro. Em 2020, diante do contexto da COVID-19, a RAES foi mobilizada por causa da urgência de se compartilhar estratégias adotadas pelos governos para se fazer frente à pandemia.
Autor: Claudia Caçador
Fonte: foto: FAO