Notícias
Delegação de técnicos e agricultores bolivianos visita a Paraíba
Uma delegação de técnicos e agricultores bolivianos está no Brasil para conhecer a experiência do país no setor algodoeiro. A primeira parte da missão será na Paraíba de onde o grupo seguirá para Brasília. A missão está inserido no âmbito do projeto “Fortalecimento do Setor Algodoeiro por meio da Cooperação Sul-Sul”, coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e implementada em parceria pela Organização das Naçöes Unidas para Agricultura e Alimentaçäo (FAO), Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Emater e SENAES, com o aporte financiero do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).
As atividades previstas para a primeira parte da missão, na Paraíba, incluem reunião com o Governador do estado, apresentação sobre a Emater-PB e os modelos de produção sustentável praticados na região, visitas a fazendas produtoras de algodão e reuniões com diferentes instituições brasileiras sobre as políticas públicas para a agricultura familiar brasileira.
De 2 a 4 de setembro, a delegação visitará Brasília, onde participará de atividades no Fórum de Economia Solidária e Meio Ambiente do Distrito Federal e na Oficina de Soluções Tecnológicas da Embrapa-DF.
Por meio desta missão, espera-se contribuir com a capacitação dos profissionais bolivianos, com o fortalecimento da agricultura familiar, a produção agroecológica e a de algodão colorido do país.
Além da Bolívia, a iniciativa de cooperação Sul-Sul trilateral apoia o setor algodoeiro da Argentina, Colômbia, Equador, Haiti, Paraguai e Peru. Na Bolívia, o projeto, iniciado em 2017, tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável do setor algodoeiro, beneficiando importantes atores da segurança alimentar e nutricional do país: agricultores familiares, povos indígenas, camponeses e produtores de algodão.
Saiba mais: https://goo.gl/C5PXmW
Na mídia:
Fonte: FAO