Notícias
Costa Rica e Brasil discutem agenda de cooperação
O Embaixador da Costa Rica no Brasil, Norman Lizano Ortiz, visitou a sede da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) para analisar os projetos de cooperação entre a Costa Rica e o Brasil com o Embaixador Ruy Pereira, Diretor da ABC.
Os Embaixadores assinalaram que a última comissão mista foi celebrada em 2012, razão pela qual foi necessário reexaminar em que áreas os países podem cooperar através da cooperação Sul-Sul ou trilateral. Neste sentido, o Embaixador Pereira ofereceu-se para realizar uma primeira visita de prospecção a San José nos próximos meses. Esta visita pretende identificar as áreas em que a Costa Rica poderia solicitar projetos de cooperação ao Brasil, tendo em conta a ampla oferta do país sul-americano nos mais diversos campos.
O embaixador Lizano destacou a liderança do Brasil em temas de bancos de leite humano e pecuária, bem como a necessidade da Costa Rica de reduzir os altos preços dos medicamentos, que é uma alta prioridade do governo Alvarado Quesada e um campo onde o Brasil tem ampla experiência como campeão na produção de genéricos.
O diretor da ABC foi receptivo às propostas e acrescentou que esta pode ser uma área onde as empresas brasileiras tenham interesse em investir na Costa Rica.
Os dois embaixadores mencionaram que os países podem ser parceiros no combate aos incêndios. Inclusive tratativas entre o Corpo de Bombeiros de Brasília e da Costa Rica, por intermédio da Direção de Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores da Costa Rica, estão avançadas.
Durante a reunião, foi também feita referência a um projeto de cooperação trilateral com o Japão sobre controle e perda de água.
Fonte: Ministério das Relações Exteriores de Costa Rica