Notícias
Cooperação triangular é tema de Workshop em Brasília
Em suas palavras de abertura, Wofsi Yuri de Souza, Coordenador Geral de Cooperação Técnica e de Alianças com Países Desenvolvimento da ABC, ressaltou a importância do compartilhamento de experiências e de conhecimentos que tem marcado os 50 anos da exitosa cooperação bilateral entre o Brasil e a Alemanha, em prol do desenvolvimento sustentável e do enfrentamento dos desafios globais.
Durante o Workshop, concebido com o objetivo de prover, aos executores dos projetos de cooperação, ferramentas de gestão mais eficazes, os participantes puderam aprofundar os seus conhecimentos no tema da “cooperação triangular”, caracterizada por projetos de cooperação internacional para o desenvolvimento desenhados e executados por três países, sendo que um dos três é o beneficiário principal das ações. Mais concretamente, aprenderam ferramentas mais eficazes para a planificação dos projetos nos quais estão envolvidos, visando uma melhor gestão e implementação das atividades de cooperação. Com base nisto, desenvolveram, ainda, propostas para a melhoria das iniciativas.
O “Fundo Regional para a Cooperação Triangular na América Latina e no Caribe”, financia iniciativas de cooperação trilaterais entre os países desta região, no valor de até 300 mil euros. Dentre as iniciativas associadas ao Fundo, está a “Rede de Capacitação em Cooperação Triangular”, que promove workshops e oficinas de capacitação sobre o tema, para os colaboradores dos países envolvidos com a implementação dos projetos financiados.
O Fundo Regional aprovou recentemente duas propostas para o biênio 2017-2018 que inclui o Brasil como país implementador e co-financiador: o projeto “Gestão de Conhecimento na Área de Pesquisa, Transferência de Tecnologias e inovação em Biodiversidade” , entre Brasil-Equador-Alemanha, visa promover intercâmbio na área de pesquisa e inovação para uma gestão sustentável dos recursos estratégicos da biodiversidade no Equador ; e a iniciativa “Melhoramento da Produção e da Tecnologia de Pós-Processamento do Caju” , idealizada através de uma parceria entre o Brasil-Gana-Alemanha, tem como objetivo principal melhorar a qualidade de pesquisa no desenvolvimento de clones de caju no Gana, de modo que sejam resistentes e tolerantes à maioria de doenças e pragas, assim como bem adaptados ás condições locais .
Atualmente, a aliança Brasil-Alemanha desenvolve o projeto "Fortalecimento Técnico e Institucional do Instituto Nacional de Normatização e Qualidade de Moçambique (INNOQ) ", que tem como objetivo o fortalecimento Institucional do INNOQ para garantir o cumprimento da crescente demanda de padrões de qualidade requeridos pela indústria de exportação e pelos consumidores moçambicanos. Este projeto foi iniciado por meio de uma chamada do Fundo Regional, tendo sua vigência estendida até final de junho de 2017, para implementação da fase II.
Entre ouros exemplos de sucesso do Programa de Cooperação Trilateral Brasil Alemanha, destaca-se ainda ação de cooperação realizada entre Brasil-Peru-Alemanha, para apoio técnico na criação de um “Centro de Tecnologias Ambientais (CTA)” no Peru, concluído em 2014; e outro Brasil-Moçambique-Alemanha, relacionado com a Gestão do risco de desastres em Moçambique , finalizado em 2015.