Notícias
Cooperação Técnica: usando ferramentas digitais para promover a alimentação escolar
Evento paralelo discute cooperação Sul-Sul e trilateral durante sessão do Comitê de Segurança Alimentar Mundial
Publicado em
14/10/2022 00h00
Atualizado em
15/07/2024 17h40
O Brasil organizou, em 12/10, em Roma, um evento paralelo virtual como parte da 50ª Sessão do Comitê de Segurança Alimentar Mundial, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) naquela cidade, para discutir como ações brasileiras de cooperação têm utilizado meios digitais para compartilhar, a pedido de outros países, informações sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O webinário reuniu especialistas da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Fundo Brasileiro para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC), do Centro de Excelência em Brasília contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA), do PMA, da FAO, do Escritório do PMA no Lesoto e do governo de Angola para discutir soluções digitais e experiências bem-sucedidas na alimentação escolar.
A ferramenta “Visita de Estudos Virtual: Brasil”, apresentada na ocasião, foi desenvolvida pelo Centro de Excelência em Brasília do PMA em parceria com o governo brasileiro. A solução digital permite que os países parceiros conheçam virtualmente as diversas ações que envolvem o PNAE. Representantes do Lesoto e de Angola apresentaram exemplos que já estão sendo aplicados em seus respectivos países, após terem participado da visita de estudos virtual, como a compra de alimentos frescos de produtores locais e iniciativas de hortas escolares.
A Divisão de Nutrição e Alimentação da FAO e o Centro de Excelência do PMA no Brasil, apresentaram, também, outro projeto que pretende promover a vinculação de compras públicas de produtos ofertados por agricultores familiares com programas de alimentação escolar em quinze países da Ásia, África e América Latina e Caribe.