Notícias
Cooperação Técnica em AIDS: Brasil - África
No âmbito de projetos de cooperação técnica internacional, o Governo brasileiro prevê a realização no Brasil de uma série de treinamentos ligados ao tema HIV/AIDS para representantes de vários governos de países africanos.
Cerca de 30 profissionais de Gana, do Congo, da Zâmbia, de Botsuana e do Quênia, oriundos de diferentes instituições afetas à área, participam de missões de capacitações e trocas de experiências, nas cidades de São Paulo- SP, Campo Grande – MS e Rio de Janeiro - RJ. As ações são coordenadas pela Agência Brasileira de Cooperação e executadas pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais em parceria com as coordenações estaduais e municipais do programa brasileiro sobre políticas brasileiras de enfrentamento ao HIV.
O objetivo das capacitações, de curta duração, é centrado na formação de recursos humanos, notadamente na "formação de formadores", de modo a garantir a sustentabilidade e a multiplicação dos conhecimentos compartilhados entre os governos. Dentre os tópicos abordados durante os eventos, destacam-se: protocolos de tratamento, manejo de resistência a antirretroviral, manejo de infecção oportunista, testagem anti-hiv (convencional, TRD, fluído oral).