Notícias
Cooperação Sul-Sul Trilateral reitera apoio ao programa de alimentação escolar moçambicano
No período de 15 a 19 de fevereiro de 2016, ocorreu em Maputo, Moçambique, Missão Conjunta das Iniciativas Trilaterais coordenadas pela Agência Brasileira de Cooperação e executadas em parceria com o Programa Mundial de Alimentos (PMA) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.
No escopo do Projeto "Apoio ao Desenvolvimento de um Programa Nacional de Alimentação Escolar de Moçambique (PRONAE)", um piloto contemplando 12 escolas de 4 províncias moçambicanas foi realizado entre 2014 e 2015 e submetido a uma avaliação. Os resultados dessa avaliação foram apresentados a todos os parceiros envolvidos durante um seminário presidido pelo Ministro da Educação e do Desenvolvimento Humano de Moçambique, Jorge Ferrão, que afirmou que o PRONAE é uma importante iniciativa e que os esforços feitos nos últimos anos devem continuar a ser constantemente aprimorados e expandidos.
Durante o evento, as recomendações do relatório de avaliação foram amplamente discutidas com atores locais e com os parceiros do Governo do Brasil. O objetivo dessas discussões foi capacitar todos os níveis de implementação e fazer uma análise crítica do projeto piloto. A delegação conjunta também discutiu com os representantes do Governo moçambicano como atender as recomendações do relatório de avaliação.
Com base nas recomendações do relatório, a missão culminou com o compromisso do Governo do Brasil e do PMA em apoiar Moçambique na continuação do projeto piloto do PRONAE, mediante assinatura de um novo acordo trilateral para execução da Fase II do Projeto Piloto.