Notícias
Cooperação Sul-Sul-Sul fortalece a segurança agropecuária e alimentar do Suriname
As ações são voltadas para o fortalecimento das capacidades técnicas do Suriname, com o objetivo de fortalecer a segurança agropecuária e alimentar do país.
A iniciativa, coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, é desenvolvida em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) do Brasil. Do lado chileno, participam o Servicio Agrícola y Ganadero (SAG), Agencia Chilena para la Inocuidad Alimentaria (ACHIPIA), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca (MAAHF) do Suriname e a Agência Chilena de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AGCID).
Fitossanidade
O Serviço Fitossanitário do Suriname (LVV) tem papel crucial na proteção da agricultura local contra pragas, além de regular importações e certificar exportações de produtos vegetais. Outras atividades foram realizadas no âmbito do projeto de cooperação, como: treinamento de oficiais do governo do Suriname sobre quarentena vegetal, com o objetivo de prevenir a introdução e disseminação de pragas; apoio e capacitação do corpo técnico do MAAHF na elaboração de legislação e apoio à criação do Programa Nacional de Controle e Erradicação de Moscas-das-Frutas; e realização de visitas técnicas no interior do Estado de São Paulo na área de sanidade agropecuária, com a participação de representantes do Chile e do Suriname
Essa iniciativa reforça a cooperação Sul-Sul, promovendo a solidariedade e o desenvolvimento sustentável, alinhada aos ODS da Agenda 2030.