Notícias
Cooperação na Área da Defesa
Esses treinamentos são destinados a oficiais e suboficiais das três forças – Exército, Marinha e Aeronáutica. A realização de cursos de treinamento com o intuito de transmitir a militares estrangeiros conhecimentos específicos da experiência militar brasileira contribui para estreitar ainda mais os laços de amizade entre o Brasil e essas nações, importantes aliados da política externa brasileira.
Com o objetivo de formalizar e aperfeiçoar a parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação e o Ministério da Defesa, foi celebrado o Acordo de Cooperação Técnica na Área da Defesa em 4 de maio de 2010. O instrumento permitiu expandir a atuação do Ministério da Defesa e aprimorar a capacidade de coordenação da ABC, no que tange à análise, aprovação e execução de iniciativas na área da defesa militar, estabelecendo, sobretudo, as incumbências de cada parte e parâmetros para a oferta dos treinamentos.
Em 2013, a ABC financiou, para a América Latina, 20 cursos de capacitação oferecidos pelo Ministério da Defesa, a maioria deles realizado pelo Exército brasileiro. Os países apoiados pela ABC, naquele ano, foram Argentina, Bolívia, El Salvador, Equador, Guatemala, Guiana, Nicarágua, Paraguai, Peru, Suriname e Uruguai.
No que tange à cooperação com a África, ao longo de 2013, representantes de Moçambique, Angola, Nigéria, Cabo Verde, Senegal e São Tomé e Príncipe participaram de capacitações de curto e longo prazo, oferecidas pelas Forças Armadas brasileiras.
Além dos cursos regulares, a ABC apoiou o Ministério da Defesa na execução do I Seminário de Segurança e Vigilância do Tráfego Marítimo e Busca e Salvamento no âmbito da ZOPACAS e do II Curso Avançado de Defesa Sul-Americano – CAD-Sul. Ao todo, no ano passado, a Agência apoiou o treinamento de 42 militares sul-americanos e 42 africanos nos cursos regulares, bem como a participação de 66 representantes no seminário da ZOPACAS e no CAD-Sul.