Notícias
Cooperação ibero-americana fortalece o cinema brasileiro
A Ibero-América tem uma forma de contar as suas histórias e, em 1996, numa Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, celebrada nas Ilhas Margaritas, foi aprovada a criação do Ibermedia .
O Ibermedia é um programa de incentivo à coprodução de filmes de ficção e documentários realizados em 21 países da Ibero-América: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, Espanha, Guatemala, Itália, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Puerto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
O objetivo é criar um ambiente favorável à integração das empresas de produção independente desses países para promover as coproduções e o intercâmbio de conhecimentos. Assim, é possível fomentar um espaço audiovisual ibero-americano através de apoios financeiros e concursos abertos a todos os produtores de cinema independentes dos países-membros da América Latina, Espanha, Portugal e Itália, recentemente incorporada como convidada.
O Brasil participa do programa por meio da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) , em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) .
Resultados
O Ibermedia promove a excelência do cinema na Ibero-América, contribui para a realização de projetos audiovisuais dirigidos ao mercado, incentiva a integração das empresas produtoras e apoia a formação contínua dos profissionais da produção e gestão empresarial audiovisual através de oficinas, bolsas e seminários.
Por meio dos seus filmes, o Ibermedia tem estado presente nos principais festivais de cinema do mundo, como o de Berlim, Roterdã, Cannes, Havana, Los Angeles, Sundance, Veneza, Nova Iorque e Calcutá. Além disso, vários deles foram nomeados para o Oscar de melhor filme em língua estrangeira.
Desde 2010 foram concedidos, apenas no Brasil, apoio a 54 projetos de desenvolvimento e a 29 projetos de coprodução. Vários deles foram premiados e obtiveram reconhecimento internacional, entre eles Mulher do Pai , O Grande Circo Místico , Um Certo Joaquim , Pendular , Campo Gande , Girimunho e Boi neon .
Para o Chefe da Assessoria Internacional da ANCINE, Gustavo Rolla, “ o Brasil ganha muito com o intercâmbio de talentos e com a possibilidade de realizar coproduções com os países da Ibero-América. É uma oportunidade de troca de conhecimentos e de formulação de obras cinematográfica para circulação não só nos nossos territórios, mas no mundo todo ”.
A Cooperação Ibero-Americana
A cooperação Ibero-Americana se dá no âmbito da Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB) e é a via através da qual se traduzem em ações concretas os acordos e compromissos políticos assumidos pelos Chefes de Estado Ibero-Americanos na Cúpula Ibero-Americana.
O modelo de cooperação é flexível e horizontal e a participação dos países é voluntária. Além disso, é baseada na solidariedade, e fortalecida por uma comunidade constituída por 22 países que, através de ações conjuntas, contribuem para o desenvolvimento socioeconômico da região.
Os principais instrumentos da Cooperação Ibero-Americana são os programas e iniciativas centrados em três áreas prioritárias: conhecimento, cultura e coesão social.
Autor: Comunicação/ Agência Brasileira de Cooperação (ABC)
Fonte: Ibermedia e SEGIB