Notícias
Cooperação ibero-americana fortalece o cenário musical brasileiro
No Brasil, o Centro da Música (CEMUS) da Fundação Nacional de Artes (Funarte) é o setor responsável por desenvolver políticas públicas e fomentar a produção e formação artística no campo da música. Para tal, o CEMUS recebe o apoio da cooperação ibero-americana, por meio do projeto IBERMÚSICAS , que incentiva a integração de músicos brasileiros ao cenário internacional, fomentando a circulação dos artistas e a criação musical e alargando o mercado de trabalho dos profissionais do ramo.
Além do Brasil, participam do IBERMÚSICAS Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. A governança e o financiamento do projeto são compartilhados por todos os países. No Brasil, a iniciativa é implementada pela Funarte – vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) .
O Programa de Fomento das Músicas Ibero-americanas foi aprovado na XXI Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, em 2011. Desde a sua origem, o Programa baseia a sua atuação em alguns objetivos: apoio à formação de novos públicos para os espetáculos musicais ibero-americanos; fomento à distribuição, circulação e promoção de trabalhos musicais de artistas da Ibero-América; incentivo às produções e coproduções de espetáculos musicais; promoção da formação no campo da produção e da gestão das artes da música; entre outros.
Linhas de ação
Por meio do site e dos canais do IBERMÚSICAS nas redes sociais, é possível conhecer mais sobre os objetivos e o funcionamento do Programa, acessar os dados de contato dos representantes de cada país e se informar sobre os editais para participar das ações promovidas. Os editais de apoio aos artistas dos países membros oferecem ajuda para possibilitar a realização de residências artísticas, concursos musicais e projetos de capacitação.
Há também um "Catálogo de Recursos", onde cada músico, instituição, fundação ou festival pode cadastrar seu perfil e, assim, se conectar com outros produtores ibero-americanos. O aplicativo Ibermúsicas também facilita o contato entre os artistas, gestores e produtores musicais e promove o compartilhamento de músicas que não poderiam ser acessadas através dos canais tradicionais.
A Cooperação Ibero-Americana
A cooperação Ibero-Americana se dá no âmbito da Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB) e reflete os acordos e compromissos políticos assumidos pelos Chefes de Estado Ibero-Americanos na Cúpula Ibero-Americana, realizada a cada dois anos
O modelo de cooperação é flexível e horizontal e a participação dos países é voluntária. A SEGIB é constituída por 22 países - 19 da América Latina de língua espanhola e portuguesa e Espanha, Portugal e Andorra, na Península Ibérica - que, através de ações conjuntas, contribuem para o desenvolvimento socioeconômico da região.
Os principais instrumentos da Cooperação Ibero-Americana são os programas e iniciativas centrados em três áreas prioritárias: conhecimento, cultura e coesão social.
Autor: Comunicação/ Agência Brasileira de Cooperação (ABC)
Fonte: IBERMÚSICAS e SEGIB