Notícias
Cooperação Humanitária Brasil-Guiana: Brasil realiza doação de medicamentos para Leishmaniose à Guiana
A ministra Lawrence agradeceu a doação e referiu a importância da cooperação bilateral, na área de saúde pública.
A doação pode ser realizada devido a uma ação de parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) , do o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) . O MS arcou com os custos de transporte das 2.000 ampolas do medicamento até o município de Bonfim, em Roraima, na fronteira com a cidade guianense de Lethem. A operação de entrega dos medicamentos às autoridades guianenses contou com o apoio do Vice-Consulado do Brasil em Lethem.
Vale ressaltar que as ações de cooperação humanitária realizadas pelo Brasil contribuem para apoiar outros países em situação de necessidade emergencial. As doações não privam os brasileiros do direito ao acesso a medicamentos, que são doados apenas se não fizerem falta a pacientes nacionais.
O Brasil também é grande receptor de doações de medicamentos em situações emergenciais de desabastecimento. Além do dever moral de auxiliar países e pessoas em situação de necessidades básicas de saúde, as ações de cooperação humanitária também reforçam o compromisso institucional que o Brasil tem com a cooperação internacional, princípio consagrado na Constituição brasileira. Como consequência, a projeção internacional do Brasil é também fortalecida.