Notícias
Cooperação brasileira na área de saúde beneficia moçambicanos
Ações como a do banco de leite devem ajudar a melhorar os índices de saúde do país. A Rede de Banco de Leite Humano brasileira , que servirá de exemplo para Moçambique, é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das ações que mais contribuíram para a redução da mortalidade infantil no mundo nos anos 90. De 1990 a 2012, a taxa de mortalidade infantil no Brasil reduziu 70,5%.
Benefício
“ É uma cooperação que busca uma real parceria entre os dois países. Nós também aprendemos aqui quando fazemos cooperação com Moçambique. Portanto, ela não tem um viés comercial. Ela é baseada nos princípios da solidariedade ”, afirmou o Embaixador do Brasil em Moçambique, Rodrigo Baena Soares.
Na área de saúde, os resultados confirmam que a cooperação tem trazido benefícios para os moçambicanos. Criada em 2012, a Sociedade Moçambicana de Medicamentos (SMM) , por exemplo, vai produzir cinco tipos de remédios básicos para a população, além de contribuir com a economia do país ao reduzir a necessidade de importação de fármacos.
Saúde oral
Outros dois projetos de sucesso estão na área de saúde bucal. O “ Apoio ao Desenvolvimento da Política Nacional de Saúde Oral de Moçambique: Pesquisa em Saúde Bucal – Maputo ” permitiu que entre 2010 e 2017 o Brasil compartilhasse com o país africano os conhecimentos e experiências adquiridos com o programa Brasil Sorridente. Essa troca de experiência servirá de base para a elaboração da Política Nacional de Saúde Oral em Moçambique.
Já o “ Apoio ao Sistema de Atendimento Oral de Moçambique Capacitação de Técnicos Moçambicanos em Prótese Dentária ”, em execução desde 2010, realiza oficinas de capacitação de técnicos em prótese dentária moçambicanos no Brasil e estruturou um laboratório de prótese dentária em Maputo.
Treinamento
Responsável pela formação de 303 médicos e enfermeiros moçambicanos, o Programa de Reanimação Neonatal de Moçambique aprimora técnicas relacionadas à asfixia perinatal, incidente que pode causar a morte de recém-nascidos durante o trabalho de parto, mas que pode ser evitado. Com o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) , profissionais moçambicanos foram capacitados, multiplicando o conhecimento no país.
Autor: Comunicação/ Agência Brasileira de Cooperação (ABC)
Fonte: www.brasil.gov.br