Notícias
Cooperação Brasil-El Salvador: iniciativas de sucessos e quatro novos projetos
Para a Vice-ministra de Cooperação para o Desenvolvimento de El Salvador, diversos setores público do país vêm se dinamizando nos últimos anos como resultado da parceria com o Brasil. Ela recorda que, desde 1987, os países mantém um relacionamento baseado na fraternidade, no respeito mútuo e na solidariedade, que se intensificam por meio da cooperação.
O principal objetivo da cooperação Brasil-El Salvador é o fortalecimento das políticas públicas e do setor estatal do país centro-americano. As iniciativas de cooperação técnica abrangem áreas como saúde, justiça, segurança pública, agricultura, proteção social, gestão de recursos hídricos e modernização do Estado. Esses esforços estão de acordo com as prioridades definidas pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
Dando sequência aos trabalhos, as instituições brasileiras e salvadorenhas se reuniram em mesas temáticas para avaliar as iniciativas em curso e iniciar a negociação de novos projetos: " Fortalecimento da Cultura do Cacau Através do Melhoramento Genético e Aplicação de Novas Tecnologias "; " Fortalecimento Institucional do CENTA com Ênfase na Melhoria dos Vegetais Adaptáveis às Mudanças Climática s"; " Capacitação Técnica para o Fortalecimento Institucional do Corpo de Bombeiros de El Salvador "; " Apoio à Implementação de Regulamentos Sobre Acesso a Recursos Genéticos e Conhecimentos Tradicionais Associados e Participação nos Benefícios Derivados de Seu Uso - ABS ".
Para o Embaixador do Brasil em El Salvador, João André Lima, “ o compartilhamento das melhores práticas e de exitosas experiências de políticas de desenvolvimento fundamenta-se no princípio da horizontalidade, que rege o modelo de cooperação Sul-Sul adotado pelo governo brasileiro, que tem possibilitado o intercâmbio de experiências entre instituições e o desenvolvimento do capital humano ”.
A delegação brasileira contou com representantes da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) , Ministério do Meio Ambiente (MMA) , Ministério da Saúde (MS) , Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) , Corpo de Bombeiros Militar do DF (CMBDF) e Universidade Federal de Viçosa (UFV) .
Autor: Comunicação/ Agência Brasileira de Cooperação (ABC)