Notícias
Cooperação Brasil-Belize: prevenção a desastres naturais e extinção de incêndios
Foi realizada, entre 2 a 6 de julho, missão de prospecção de cooperação técnica na área de prevenção e gerenciamento de desastres naturais em Belize, iniciativa promovida pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) .
Ao longo da semana, foram realizadas visitas técnicas a cidades e regiões vulneráveis a desastres naturais (tempestades, inundações e furacões), nos distritos de Cayo, Corozal, Belize e Stan Creek, com a participação de representantes do distrito de Toledo. Esses encontros permitiram à delegação brasileira desenvolver uma visão abrangente do tratamento conferido ao tema em todo o país. Nessas ocasiões, especialistas brasileiros mantiveram reuniões com diversos órgãos belizenhos, em nível central e regional, entre os quais a Organização Nacional de Gerenciamento de Emergências (NEMO), o Corpo de Bombeiros de Belize e as Forças Armadas, além de serviços de saúde, a Polícia, a Guarda Costeira e outras instâncias responsáveis pelo atendimento de emergências locais.
As reuniões tiveram como objetivo apresentar a estrutura e o funcionamento das instituições de respostas a emergências de ambos os países, bem como esclarecer às autoridades belizenhas sobre os princípios que pautam a Cooperação Sul-Sul (CSS) e sobre a forma de atuação da cooperação brasileira, com foco no fortalecimento institucional e na capacitação de recursos humanos.
Entre as demandas apresentadas pelo governo belizenho, registrou-se a possibilidade de desenvolver treinamentos em matéria de apoio ao atendimento pré-hospitalar; gerenciamento de ocorrências de grande complexidade causadas por desastres naturais; combate a incêndios, especialmente em edificações de mais de um pavimento; e resgate e salvamento em estruturas colapsadas e em acidentes automobilísticos.
No último dia da missão, a delegação brasileira participou de reunião de encerramento na sede da NEMO, em Belmopan. Por ocasião do encontro, foram acordados os próximos passos para a elaboração de projeto de cooperação bilateral na área de prevenção a desastres naturais, a ser negociado no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica Brasil – Belize. Como primeira atividade dessa iniciativa, acordou-se a realização de missão belizenha ao Brasil, a ocorrer em data oportuna a ser definida brevemente, a fim de que o CBMDF possa apresentar in loco e de forma mais aprofundada suas estruturas e seus métodos de trabalho.