Notícias
Cooperação Brasil-Argentina no Haiti
O Subsecretário-Geral de Cooperação e Comunidades Brasileiras no Exterior, Embaixador Ruy Nunes Pinto Nogueira, realizou missão à Argentina em janeiro de 2006, ocasião em que, juntamente com seus homólogos argentinos, passou em revista o programa de cooperação técnica bilateral e discutiu temas específicos como prestação de cooperação conjunta Brasil-Argentina ao Haiti.
Nos encontros mantidos em Buenos Aires, autoridades da Chancelaria apresentaram os projetos que poderiam contar com a participação brasileira. Dentre outros, foi discutido o projeto "Huertas Familiares – Promoción de Autoproducción de Alimentos Frescos en Haiti”, que tem por objetivo melhorar a segurança alimentar da população haitiana, mediante a auto-produção de alimentos, ampliando a disponibilidade, o acesso e a variedade de gêneros alimentícios consumidos em âmbito doméstico.
Para dar seguimento aos entendimentos havidos, a ABC enviou missão à Argentina, em 26 de janeiro, com o fim de identificar conjuntamente os mecanismos para o estabelecimento de projeto triangular Brasil-Argentina-Haiti, na área agrícola. A EMBRAPA deverá participar do projeto em duas vertentes. A primeira, que poderá incluir a transferência ao Haiti de sementes de cultivares de hortaliças adaptadas ao ambiente tropical, tecnologia sobre processamento mínimo de hortaliças, além da transferência de sua experiência nas seguintes áreas: horticultura orgânica; programas de combate à fome e à miséria; agricultura urbana e periurbana; geração de emprego e renda; produção de hortaliças para o autoconsumo das famílias e geração de excedentes. A segunda, mediante a transferência de conhecimentos e tecnologias para a construção de cisternas.
A ação conjunta terá início com a missão de técnicos argentinos ao Brasil para o desenho de um ante-projeto com especialistas da EMBRAPA Hortaliças, da EMBRAPA Semi-Árido e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).