Notícias
Conhecimento brasileiro de combate a incêndios chega à Ucrânia
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) recebeu, no período de 16 a 20 de julho, a visita de representantes da Direção do Serviço Estatal da Ucrânia para Situações de Emergência (DSNS) e do Corpo de Bombeiros da Ucrânia. O objetivo da missão foi conhecer as estruturas do CBMDF e as unidades responsáveis pelo combate a incêndios e pelas operações de busca e salvamento.
Durante a semana de trabalho, a delegação ucraniana assistiu a palestras e foi recebida pelo Comandante do Grupamento de Aviação Operacional do CBMDF, que expressou interesse em aprofundar o intercâmbio de conhecimento entre os dois países. Os representantes ucranianos tiveram a oportunidade de conhecer o sistema de formação, as técnicas de combate direto a incêndios com a utilização de aviões e helicópteros e as técnicas de atendimento pré-hospitalar dos bombeiros brasileiros.
Foram também realizados encontros com o Embaixador da Ucrânia no Brasil , senhor Rostylasv Tonenko, que ressaltou a importância da cooperação entre os dois países. Na sequência, a missão ucraniana foi recebida pelo Diretor-Adjunto da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) , Embaixador Demétrio Bueno Carvalho, que ressaltou que a aproximação entre o CBMDF e o DSNS representa um novo capítulo na cooperação Brasil – Ucrânia .
No último dia da missão, foram definidas as próximas atividades do projeto de cooperação, que se realizará no país europeu com o objetivo de intercambiar conhecimentos na área de aviação operacional.
A referida atividade é já resultado de uma primeira missão do Brasil à Ucrânia , realizada em maio último, quando a delegação brasileira pôde conhecer melhor a realidade ucraniana na área de extinção de incêndios em ecossistemas naturais e liquidação de consequências de emergências.
Notícias relacionadas:
> Brasil e Ucrânia iniciam atividades de cooperação técnica
Brasília, 03/08/218.
Fonte: ABC