Notícias
Conferência Internacional: Enfrentamento do Tráfico de Pessoas reúne autoridades para discutir o tema
Promovido pela Secretaria de Cooperação Internacional do Ministério Público Federal, com o apoio dos Programas El Paccto e Eurofront da União Europeia, o encontro destacou experiências e desafios enfrentados por unidades especializadas da Argentina e do Paraguai, com o objetivo de contribuir para a atuação da nova “Unidade Especializada de Enfrentamento do Tráfico Internacional de Pessoas e ao Contrabando de Migrantes (UNTC)” do Ministério Público Federal (MPF).
A ABC trabalha no fortalecimento das parcerias internacionais e na promoção de práticas colaborativas, reforçando o compromisso do Brasil em liderar esforços globais contra esses crimes.
A ministra Andreia Rigueira representou a Agência e realizou apresentação no segundo dia do evento, lembrando que a ABC tem apoiado iniciativas de cooperação técnica que contribuem para o fortalecimento de instituições nacionais e estrangeiras, cuja missão é combater os crimes nacionais e transnacionais de tráfico de pessoas, de drogas, de trabalho escravo e de exploração sexual.
“Para a Agência, eventos dessa natureza são importantes instrumentos para o fortalecimento da cooperação regional. Robustecer ações de combate ao tráfico de pessoas representa oportunidade de fortalecer ferramentas de intercâmbio de informações, particularmente, entre os Ministérios Públicos da região, com vistas ao combate dos criminosos envolvidos no tráfico de pessoas e de suas práticas, sobretudo nesta onda de incremento dos fluxos migratórios”, lembrou a ministra.
Durante o evento, a procuradora do Ministério Público do Paraguai, Juana Carina Fernández, e o procurador argentino Marcelo Colombo compartilharam suas experiências em combater o tráfico de pessoas, destacando a importância de abordagens sensíveis às vítimas e de análises estatísticas precisas.
Unidade Especializada
Na ocasião, o Ministério Público Federal (MPF) anunciou a instalação da Unidade Nacional de Enfrentamento do Tráfico Internacional de Pessoas e do Contrabando de Migrantes (UNTC). A estrutura especializada será responsável por identificar, prevenir e reprimir esses crimes, bem como fortalecer a cooperação com outros países para desarticular organizações criminosas transnacionais.
A UNTC, composta por seis procuradores especializados, concentrará seus esforços na apuração e no encaminhamento de casos ao MPF, ampliando a capacidade do País no combate ao tráfico de pessoas.