Notícias
Coleta de sementes nativas: tema de capacitação do projeto Floresta+ Amazônia
O primeiro módulo, teórico, ensinou o conceito de sementes e frutos; como se comportam as sementes no armazenamento; sua estrutura interna, entre outros aspectos. Com o uso de GPS, os participantes também mapearam as áreas de coleta de sementes (ACS) da comunidade.
A formação prevê, ainda, outros três módulos, que oferecerão oportunidade aos indígenas de adquirir mais conhecimentos, na prática, sobre formas de coleta, armazenamento e beneficiamento das sementes. Esses dados poderão trazer autonomia para a comunidade.
O projeto de “Recuperação de áreas degradadas da aldeia Novo Paraíso para manejo e ampliação dos sistemas agroflorestais” representa iniciativa do povo Apurinã, por meio da Associação dos Produtores Agroextrativistas da Comunidade Indígena Novo Paraíso (APACINP). É um dos 40 selecionados na modalidade “Comunidades” do projeto Floresta + Amazônia. A Ecoporé é a instituição parceira e implementadora do projeto.
O Projeto Floresta +Amazônia é implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com o apoio do Fundo Verde para o Clima (GCF) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores.