Notícias
Ciência e Tecnologia são temas de cooperação internacional regional
Cyted é o Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento , coordenado pelos governos de países da América Latina e Península Ibérica e tem como objetivo promover a cooperação em ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento harmonioso da região.
O Cyted desenvolve suas atividades através de diferentes instrumentos de financiamento que apoiam empresários, pesquisadores e especialistas ibero-americanos, capacitando-os e permitindo-lhes criar inovações.
Desde a sua criação em 1984, mais de 28 mil empresários, investigadores e especialistas ibero-americanos já participaram do Programa em áreas prioritárias de conhecimento.
Os resultados incluem a criação de projetos estratégicos de inovação e desenvolvimento, dos quais participam empresas e especialistas, que, a partir do Cyted , têm acesso a importantes fundos internacionais.
As ações apoiadas pelo Programa têm o objetivo de fomentar a integração da comunidade científica ibero-americana; fortalecer a capacidade de desenvolvimento tecnológico dos países por meio da promoção da investigação científica conjunta, do compartilhamento de conhecimentos e técnicas e do intercâmbio de cientistas; promover a participação de setores empresariais em processos de inovação científica; e apoiar a participação de investigadores ibero-americanos em programas de investigação multilaterais.
Além do Brasil, participam Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. A governança e o financiamento do projeto são compartilhados por todos os países. No Brasil, a iniciativa é implementada pela Coordenação Geral de Cooperação Internacional (CGCIN) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) , em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) .
A Cooperação Ibero-Americana
A cooperação Ibero-Americana se dá no âmbito da Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB) e reflete os acordos e compromissos políticos assumidos pelos Chefes de Estado Ibero-Americanos na Cúpula Ibero-Americana, realizada a cada dois anos
O modelo de cooperação é flexível e horizontal e a participação dos países é voluntária. A SEGIB é constituída por 22 países - 19 da América Latina de língua espanhola e portuguesa e Espanha, Portugal e Andorra, na Península Ibérica - que, através de ações conjuntas, contribuem para o desenvolvimento socioeconômico da região.
Os principais instrumentos da Cooperação Ibero-Americana são os programas e iniciativas centrados em três áreas prioritárias: conhecimento, cultura e coesão social.
Autor: Comunicação/ Agência Brasileira de Cooperação (ABC)
Fonte: Cyted e SEGIB