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Chile inicia a implementação da metodologia escolas sustentáveis
O trabalho teve início em março nas comunas de Curaco de Vélez e Achao após diagnóstico realizado em 2023 sobre o estado nutricional de cerca de 500 estudantes e suas famílias, comportamentos e práticas alimentares, atividades físicas, cuidados com o meio ambiente e aspectos socioculturais da alimentação.
A pesquisa foi desenvolvida pelo Instituto de Nutrição e Tecnologia de Alimentos (INTA) da Universidade do Chile, com apoio da representação da FAO no país e da cooperação internacional Brasil-FAO, estabelecida entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a FAO.
Como resultado, 57,6% dos alunos avaliados apresentavam excesso de peso, sendo 25,5% com sobrepeso e 32,1% com obesidade - números superiores às estatísticas nacionais de 2022. Observou-se que os estudantes do ensino básico mostraram proporção maior de má nutrição, decorrente de excesso de peso, sendo 83,3% no primeiro ano básico, número superior à média nacional de 53,6% de 2022.
Quanto à alimentação durante o horário escolar, observou-se que 11% dos estudantes indicaram que almoçavam duas vezes - na escola e em casa. 13,1% tinham essa mesma prática no café da manhã. Além disso, 71,1% têm dinheiro para comprar alimentos durante o horário escolar, sendo que a maioria compra bebidas e sucos com açúcar (52,9%). Nos lanches trazidos de casa, predominam alimentos mais saudáveis, como frutas.
Considerando o diagnóstico, o INTA, juntamente com a comunidade educacional do Liceu Bicentenário Insular de Achao, desenvolveu modelo de intervenção a ser testado em 2024, com vistas a ser replicado em nível nacional, baseado na metodologia das escolas sustentáveis.
Escolas sustentáveis
A metodologia escolas sustentáveis foi concebida há mais de 10 anos, com base nas premissas de que, por um lado, as escolas representam espaços privilegiados de convergência comunitária e, por outro, o desenvolvimento social e econômico de uma cidade está associado à inclusão educacional. Até o momento, já existem mais de 23 mil escolas com essa metodologia, em 14 países da região.
"A metodologia escolas sustentáveis busca gerar experiências práticas e evidenciar os desafios e potencialidades de cada país, visando a promover a expansão dessas experiências para a política de alimentação escolar”, comentou Najla Veloso, coordenadora do projeto da agenda regional de alimentação escolar sustentável da FAO na América Latina e no Caribe. “Ficamos felizes em observar que o Chile está avançando nessa linha de ação, cujos conhecimentos servirão de inspiração para outros países. Este é o grande valor do trabalho em rede", completou.
A iniciativa faz parte do compromisso do Chile derivado de sua adesão à Rede de Alimentação Escolar Sustentável (RAES), em maio de 2023, criada pela cooperação brasileira, coordenada pela ABC em parceria com o FNDE e a FAO. Até 2024, 26 países da América Latina e do Caribe já participaram da rede, com o objetivo de fortalecer as políticas de alimentação escolar na região.