Notícias
Cerimônia marca doação humanitária brasileira à Jamaica
O Governo brasileiro doou à Jamaica, a título de cooperação humanitária e sem comprometer o abastecimento nacional, 14.400 litros de álcool desinfetante 70%, com vistas a colaborar com os esforços daquele país para o enfrentamento à COVID-19.
A cerimônia simbólica de entrega da doação humanitária brasileira ocorreu em 15/12, no Ministério da Educação e Juventude jamaicano e contou com a presença da Ministra Fayval Williams, além do Ministro das Relações Exteriores e Comércio Exterior, Senador Leslie Campbell e da Diretora de Gerenciamento de Parcerias e Doadores da "National Education Trust”, Senhora Celia Campagnie. O Brasil foi representado pela Embaixadora do Brasil em Kingston, Senhora Elza Moreira Marcelino de Castro.
O “National Education Trust” é a entidade do Ministério da Educação jamaicano responsável pela coordenação, recebimento e distribuição da doação humanitária brasileira, destinada a cerca de 200 escolas daquele país.
Segundo a Senhora Campagnie, a doação representou “importante contribuição, não só pelo impacto no sistema de saúde da Jamaica, mas também pela expressiva economia em termos financeiros”. Já a Embaixadora brasileira asseverou que a cooperação humanitária tem papel crucial como instrumento para enfrentar desafios em matéria de saúde pública; se insere no contexto dos programas de cooperação Sul-Sul e da diplomacia brasileira em saúde para o Caribe.
A operação foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e teve o apoio da Embaixada do Brasil em Kingston e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).