Notícias
Centro escolar es premiado por impulsar hábitos de alimentación saludables
Devido aos seus avanços na promoção de hábitos alimentares saudáveis e boa nutrição entre os alunos, o centro escolar Cantón San Isidro, no município de Izalco, Sonsonate tornou-se um modelo para as escolas de El Salvador e da região latino-americana.
O centro educativo implementa o modelo de Escolas Sustentáveis, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em coordenação com o Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia (MINEDUCYT).
Em novembro de 2018, o centro escolar Cantón San Isidro participou do Concurso de Boas Práticas de Alimentação Escolar na Região Latino-Americana, no âmbito do Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO, do Fundo Nacional de Educação-FNDE e da Agência Brasileira de Cooperação- ABC.
Mais de dezoito países participaram do concurso, El Salvador foi representado pela escola Cantón San Isidro, o segundo lugar na categoria "Educação Alimentar e Nutricional" em suas práticas de Loja Saudável e Jovens facilitadores em Segurança Alimentar e Nutricional (SAINT) .
O prêmio à escola foi entregue pelo representante da FAO em El Salvador, Diego Recalde, que expressou: "Estou satisfeito com o que esta escola fez, agora eles podem falar sobre vitaminas, nutrientes essenciais para o desenvolvimento completo, principalmente em crianças , é uma mudança fundamental dentro da escola”.
O centro escolar San Isidro destacou-se pelas ações em metodologias aplicadas à Educação Alimentar e Nutricional em disciplinas educativas como ciências, saúde e meio ambiente, arte, pintura, matemática e linguagem, apresentando uma experiência que proporciona o contato direto com os alimentos e suas propriedades como benefícios para a saúde.
Com essa dinâmica, grupos de jovens foram capacitados em pesquisas sobre hábitos alimentares, pesquisas sobre preferências alimentares com o objetivo de fortalecer as lojas escolares e a cultura alimentar (comidas típicas), conhecimento que vem sendo replicado dentro da escola, por meio de oficinas de capacitação. Isso motiva os jovens à criatividade e, sobretudo, a projetar habilidades para a vida e a reconhecer seu direito humano à alimentação adequada.