Notícias
Centro de Formação Profissional em Guiné-Bissau retoma atividades observando medidas sanitárias
O Centro de Formação Profissional Brasil – Guiné-Bissau, resultado do projeto de cooperação técnica entre o Brasil e o país africano na área de educação, está voltando, aos poucos, a ter atividades presenciais após o período de isolamento fruto da COVID-19.
Todas as medidas sanitárias necessárias para adequar salas de aula e áreas comuns do centro foram tomadas, conforme indicado pelas autoridades sanitárias. Para dar mais segurança a alunos e instrutores, foram adquiridas mil máscaras de proteção individual, 70 frascos de álcool, 2 termômetros digitais, assim como materiais de limpeza para a higienização das instalações.
Esse retorno tem o financiamento da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), coordenadora do projeto que é desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e com o governo local, desde 2006.
Referência
O Centro de Formação Profissional Brasil-Guiné Bissau é referência no país, tendo formado mais de 4 mil jovens em diferentes profissões e é reconhecido por empresários guineenses como um centro de formação de excelência da mão de obra local.
No período de 2011 a 2016, as instalações do Centro foram gradualmente reformuladas com recursos do projeto e os professores receberam diversos treinamentos da equipe técnica do SENAI, tanto em Bissau como no Brasil. As capacitações ocorreram tanto em áreas técnicas dos cursos oferecidos pelo Centro, como em práticas de gestão educacional e metodologias pedagógicas.
O Centro tem 20 professores trabalhando em dois períodos. O processo seletivo para estudar na instituição é rigoroso e abre vagas para 280 estudantes em 10 cursos diferentes, todos gratuitos.
O projeto “Centro de Formação Profissional Brasil – Guiné-Bissau – Fase III – Consolidação e Transferência de Gestão” está em fase de implementação de ações que garantam a sua sustentabilidade, para que seja realizada a transferência de gestão para o governo da Guiné-Bissau de forma gradual.
Autor: Claudia Caçador