Notícias
Candidaturas abertas para Programa Ibero-Americano de Cooperação em Artes Cênicas
O IBERESCENA, Programa Ibero-Americano de Cooperação em Artes Cênicas lançou convocatória para o período 2020/2021. A candidatura dos interessados poderá ser feita até o dia 15 de outubro.
Serão três linhas de financiamento: Criação em Residência, Coprodução de Espetáculos de Artes Cênicas e Programação de Festivais e Espaços Cênicos.
Os interessados deverão se candidatar através da plataforma digital disponível no site do IBERESCENA e completar o formulário correspondente à linha de ajuda desejada. Poderá acessar, também, todo o material necessário para apresentação da solicitação: edital da convocatória, guias de ajuda, perguntas frequentes, entre outras dúvidas.
O Programa
O Programa Ibero-Americano de Cooperação em Artes Cênicas é desenvolvido no âmbito das atividades de cooperação promovidas pela Secretaria-Geral Iberoamericana (SEGIB) e conta com 16 países participantes: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai. Esses países fazem uma contribuição anual de recursos para constituir um fundo financeiro competitivo, aberto a profissionais de artes cênicas residentes nos países-membros do programa.
O Fundo Ibero-Americano de Ajuda IBERESCENA foi criado em novembro de 2006 com base nas decisões adotadas pela Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Montevidéu (Uruguai), sobre a execução de um programa de promoção, intercâmbio e integração da atividade ibero-americana em artes cênicas.
O IBERESCENA, por meio das convocatórias, visa promover nos Estados Membros, e através de ajuda financeira, a criação de um espaço para a integração das Artes Cênicas na região.
Convocatórias 2019-2020
O Programa IBERESCENA fechou sua convocatória de Apoios 2019-2020 com um total de 664 solicitações, o que representa 52,6% de aumento de solicitações com relação ao período 2018-2019 e, por sua vez, o maior número de solicitações registradas nos treze anos do Programa.
Das três linhas de apoio, a destinada a Festivais e Espaços Cênicos para a Programação de Espetáculos (com um total de 282 solicitações) correspondeu a 42,5% dos projetos registrados na Plataforma. Em segundo lugar foi seguida pela linha de Apoios à Coprodução de Espetáculos de Artes Cênicas, com 216 propostas e, por último, sobre 25% do total, as 166 propostas para Experiências de Criação em Residência.
Para mais informações clique aqui: https://bit.ly/2ZR7YAB