Notícias
Caixa implementa ações de cooperação técnica em Moçambique
Está em Moçambique, desde o dia 23 de agosto até 25 de setembro, missão multidisciplinar da Caixa para implementar as ações do Projeto de Cooperação Técnica Internacional de Apoio ao Desenvolvimento Urbano do país. As ações envolvem o apoio à formulação de proposta de política habitacional para Moçambique, transferência de metodologias de construção não convencional e incubação de empresas, apoio à elaboração de projetos para construção de habitação de baixa renda, e apoio ao desenvolvimento e expansão do Centro Tecnológico de Namialo, voltado para a realização de atividades de pesquisa, controle tecnológico, aprimoramento da qualidade da construção e novas tecnologias de edificações.
Esse projeto, considerado prioritário pela Presidência da empresa, ao mesmo tempo que leva a experiência brasileira em desenvolvimento urbano, cumpre o importante papel de consolidar a política externa do Governo Federal voltada para o reforço das relações do Brasil com países da África de língua portuguesa.
Esta é a primeira experiência de cooperação técnica da Caixa envolvendo diversas universidades parceiras, sendo co-participantes do projeto as Universidades de São Paulo (FAUUSP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que agregam excelência e qualidade às ações desenvolvidas por brasileiros e moçambicanos.
Em Maputo, a missão brasileira apresentou o estágio das ações do projeto ao ministro de Obras Públicas e Habitação de Moçambique, Felício Pedro Zacarias, que enfatizou a importância do Projeto de Cooperação Técnica com a Caixa para o país. O governo de Moçambique considera o processo de implementação deste projeto de grande importância para a estruturação de uma política de habitação para Moçambique, para melhoria da qualidade das habitações da população mais pobre e melhor utilização dos recursos financeiros disponíveis.
Na primeira semana de setembro, foi ministrado curso do SINAPI, pelos empregados da Caixa, com o objetivo de qualificar os técnicos moçambicanos para o desenvolvimento do seu próprio sistema de acompanhamento de custos, num trabalho conjunto da VIGOV, VITEC e Ministério de Obras Públicas de Moçambique.
Centro Tecnológico - Em Namialo, Província de Nampula, ao norte de Moçambique, a equipe brasileira com uma grande equipe moçambicana visitou o Centro Tecnológico e integrou um grupo de discussão sobre o projeto de cooperação, a inovação tecnológica, e o desenvolvimento local. O projeto de cooperação pretende que o Centro Tecnológico, com o apoio da Caixa e os parceiros do projeto, se transforme em um polo de pesquisa que irradie conhecimento para a região e contribua para o desenvolvimento da província de Nampula.
A coordenadora do Projeto de Cooperação com Moçambique, a gerente nacional Maria Teresa Peres de Souza, avalia que este projeto marca uma nova etapa na atuação da Caixa, em que se inicia um processo de Assistência Técnica Internacional, que propicia a inserção da Caixa no mercado africano, que apresenta taxas de crescimento superiores à média mundial, onde já estão presentes importantes bancos internacionais.