Notícias
Caixa e ABC firmam Protocolo de Intenções
A Caixa Econômica Federal e a Agência Brasileira de Cooperação firmaram, no dia 10 de julho, Protocolo de Intenções que busca aperfeiçoar e formalizar a parceria das duas instituições no âmbito da cooperação técnica prestada a países em desenvolvimento.
A assinatura do Protocolo teve lugar na Sede da CAIXA e estiveram presentes à solenidade, representando a CAIXA, a Presidenta da referida instituição, Senhora Maria Fernanda Ramos Coelho, o Vice-Presidente de Pessoa Jurídica, Senhor Carlos Antônio de Brito, e o Superintendente de Negócios Internacionais da Caixa, Senhor Flávio Petró; representando a ABC, o Diretor da Agência, Embaixador Luiz Henrique Pereira da Fonseca, a Coordenadora-Geral da CGDS. Senhora Maria Augusta Montalvão Ferraz e o Senhor Leonardo Perez Lima, Oficial de Chancelaria e Técnico de Cooperação.
Vários países são beneficiados com a assinatura desse Protocolo, entre eles, Moçambique, Namíbia e Líbano. Com o primeiro, a parceria ABC/CAIXA apóia a elaboração da política habitacional para a população de baixa renda; a capacitação de profissionais locais em técnicas de construção não convencional e no reaproveitamento de resíduos sólidos da construção civil; e, por fim, apoia a elaboração de metodologia para a implementação de sistema de acompanhamento de custos e índices da construção civil.
Na Namíbia, a parceria CAIXA/ABC executou ações que visaram a apoiar a formulação de políticas habitacionais para a população de baixa renda; viabilizar a transferência de metodologias não-convencionais de construção, adequadas à realidade local; e desenvolver projetos-pilotos na área de gerenciamento de resíduos sólidos e de saneamento básico.
Finalmente, no Líbano, a parceria ABC/CAIXA promoverá atividades de cooperação técnica em tecnologia bancária, fundos de garantia e operações de micro-crédito, bem como gestão de resíduos sólidos (tecnologia de coleta, triagem e reciclagem) e tecnologia da informação (legislatura sobre "e-signature”e "e-procurement”).
O Protocolo de Intenções ABC/CAIXA vem demonstrar a importância das experiências bem sucedidas da CAIXA, sobretudo na área de inclusão social, no âmbito da cooperação técnica prestada pelo Brasil a países em desenvolvimento e ratificar o papel fundamental desempenhado pela CAIXA como entidade executora de projetos de cooperação brasileiros.