Notícias
Cabo Verde inaugura primeira universidade pública com apoio brasileiro
O Governo cabo-verdiano promoveu uma semana de festividades para comemorar a inauguração da Universidade Pública de Cabo Verde (UniCV), que contou com expressivo apoio brasileiro e português. No ato inaugural, ocorrido dia 21 de novembro, o historiador António Correia e Silva foi empossado como primeiro reitor da instituição. O prédio da reitoria, anteriormente ocupado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, foi pequeno para abrigar os convidados, de modo que a cerimônia transcorreu em praça pública, cuidadosamente reformada para a ocasião.
De acordo com a Ministra da Educação, Filomena Martins, a UniCV será um centro de pesquisa aberto para o mundo de modo a atender a concepção universal de espaço de saber ao mesmo tempo em que seja capaz de responder às especificidades do arquipélago, com autonomia pedagógica, científica e financeira. Salientou, ademais, estar planejando um magistério epistemológico capaz de estimular o desenvolvimento da pesquisa e investigação nas áreas mais relevantes para o país.
Seguindo orientação dos diversos consultores das universidades brasileiras que colaboraram na constituição da UniCV, a instituição cabo-verdiana abrigará os vários institutos públicos de ensino superior (e seus reconhecidos cursos) já existentes no país, abrindo-se também os espaços para convênios com escolas estrangeiras, com vistas, inclusive, a formação profissionalizante de nível superior.
Dando continuidade às atividades de implementação da UniCV, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) enviou ontem (dia 30 de novembro) a Cabo Verde dois peritos na área de avaliação e supervisão do ensino superior que formularão um Plano de Desenvolvimento Institucional. O trabalho dos peritos brasileiros deverá estar concluído até o dia 8 de dezembro.