Notícias
Brasil recebe representantes da América Latina e Caribe para troca de experiências sobre políticas e sistemas de cuidados
O encontro tem como principal objetivo promover intercâmbios e debates sobre políticas e sistemas de cuidados, tais como a implementação de programas de assistência a crianças, idosos ou pessoas com deficiência. Além disso, será debatida a formulação de estratégias para reduzir a sobrecarga enfrentada pelas mulheres, que acumulam atividades profissionais com o trabalho de cuidados e afazeres domésticos.
A formulação de estratégias com vistas a garantir o trabalho decente para as trabalhadoras cuidadoras também constitui pauta do encontro. Entre os resultados esperados, cabe ressaltar a contribuição para a implementação do ODS 5, que busca alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
No Brasil, muitas ações, políticas e programas já desenvolvidos por distintos governos nas três esferas federativas buscam prover cuidados. O que torna programas e ações parte de um sistema ou política de cuidados é a forma como são integrados, a existência de mecanismos de governança e de financiamento que viabilizem ampla cobertura.
Participam do evento representantes de 10 países da América Latina e Caribe, incluindo autoridades de governos federais, estaduais e municipais, organizações da sociedade civil, entidades de pesquisa e do setor privado, além de trabalhadoras cuidadoras, que compartilharão conhecimentos sobre a temática e trocarão experiências acerca de políticas implementadas nos diferentes países convidados, seja nacional ou localmente.
O painel de abertura do evento ocorrerá no dia 27 de fevereiro corrente, às 17h, e contará com a presença da diretora regional da ONU Mulheres para as Américas e o Caribe, Maria-Noel Vaeza; da Embaixadora Luiza Lopes da Silva, diretora-adjunta da Agência Brasileira de Cooperação; da secretária executiva do Ministério das Mulheres, Maria Helena Guarezi; da secretária nacional de cuidados e família, Laís Wendel Abramo; do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues e de representantes das organizações apoiadoras do seminário Open Society Foundations, cooperação espanhola e governo de Luxemburgo. Em seguida, painel de alto nível abordará os desafios da territorialização das práticas, das políticas e dos sistemas de cuidado na América Latina.
O evento presencial é restrito para convidados e será transmitido on-line em português e espanhol, podendo ser acompanhado pelo canal do Youtube da ONU Mulheres Brasil e pela página do LinkedIn da ONU Mujeres para as Américas e o Caribe.