Notícias
Brasil realiza exposição de fotos em evento da ONU
Vinte fotos sobre diferentes projetos de Cooperação Técnica Sul-Sul, em países da África, América Latina, Ásia e Oceania, e com temas variados, como saúde, educação, formação profissional, agricultura,entre outros, estarão expostas no evento da ONU, de 28 a 30 de novembro. O objetivo é retratar uma pequena memória dos mais de 3.000 projetos de cooperação Sul-Sul desenvolvidos pela ABC, em 108 países do mundo, ao longo dos seus 30 anos de existência.
Entre as 20 iniciativas retratadas está, por exemplo, o projeto de Cooperação Sul-Sul "Centro de Formação Profissional Brasil – Guiné-Bissau", desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), por meio do qual centros de formação profissional têm sido estabelecidos em diversos países para qualificar a mão-de-obra local e, neste caso, a fotografia selecionada mostra a cerimônia de formação de cerca de 100 jovens na Guiné-Bissau; ou o Programa "Cultivando Água Boa na República Dominicana", implementado em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), a Itaipu Binacional e com o governo da República Dominicana, o Programa busca promover maior proteção e gestão mais participativa das bacias hidrográficas do país.
Para o Brasil, a cooperação internacional para o desenvolvimento tem como base a promoção do respeito e a proteção da dignidade da vida de cada ser humano. Tem por finalidade elevar padrões de vida, modificar realidades e promover o desenvolvimento sustentável.
Além da exposição de fotos, que é bilíngue e contará com um catálogo por meio do qual os visitantes poderão obter mais informações sobre cada um dos projetos, o Brasil participará também de três eventos paralelos relacionados com iniciativas desenvolvidas pela ABC, tanto as de Cooperação Sul-Sul Trilateral com Organismos Internacionais, como em uma sessão sobre o projeto "Desenvolvimento de Capacidades na Gestão da Cooperação Sul-Sul e Trilateral".
Mais informações sobre o trabalho da ABC em: www.abc.gov.br
Mais informações sobre a expo em: www.expo.unsouthsouth.org