Notícias
Brasil participa de treinamento de resposta a desastres no Equador
O governo equatoriano convidou países, da região, a participar com equipes de busca e resgate urbano (USAR) e equipes médicas de emergência (EMT) e como observadores.
Sob coordenação geral da ABC, participaram do ERE Internacional Equador 2024, na condição de observadores, representantes do Ministérios da Integração e Desenvolvimento Regional e Ministério da Saúde. Especialistas do corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba constituíram equipe de busca e resgate brasileira que atuou nos 128 cenários desenvolvidos para o Exercício. Especialistas no INSARAG do corpo de bombeiros da polícia militar do Estado de São Paulo e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná integraram o comitê organizador, constituídos para a construção dos cenários e para o controle do desenvolvimento do Exercício.
O exercício teve como principal objetivo fortalecer a resiliência e a capacidade de resposta a grandes desastres na região das Américas. Baseado na metodologia do Grupo Consultivo Internacional de Busca e Resgate (INSARAG), o treinamento promoveu a interação entre equipes nacionais equatorianas e internacionais, priorizando a coordenação nas fases iniciais de emergência. Cenários realistas permitiram a aplicação de ferramentas de busca, resgate e de assistência humanitária.
A INSARAG, rede mundial com mais de 90 países, desempenha papel fundamental no exercício ao padronizar práticas e fortalecer mecanismos de coordenação para a busca e resgate urbano durante grandes desastres em estruturas colapsadas. Entre os destaques, estão o treinamento de equipes e a promoção do intercâmbio de experiências entre especialistas.
Ao final do evento, os organizadores constataram o êxito do exercício como iniciativa crucial para a preparação da região ao enfrentamento de grandes terremotos. A colaboração internacional demonstrada reforça o compromisso em proteger vidas e aumentar a eficácia das respostas a emergências.