Notícias
Brasil participa de programa internacional de apoio às artes cênicas
O Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-Americanas , IBERESCENA , tem por objetivo promover o circo, a dança e o teatro dos países da América Latina e Península Ibérica – Ibero-América, por meio do incentivo ao compartilhamento de informações e conhecimentos, além de intercâmbios artísticos entre os países da região.
Composto por 15 países ibero-americanos - Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai -, o Fundo promove, por meio da concessão de ajudas financeiras, o fortalecimento da produção cultural nos países participantes.
O IBERESCENA incentiva a criação de linguagens inovadoras e novas expressões que dialoguem com a cena contemporânea, apoiando a realização de festivais, a programação e coprodução de espetáculos, além de estágios profissionais para criadores ibero-americanos.
Participação brasileira
A governança e o financiamento do Fundo são compartilhados por todos os países. No Brasil, a iniciativa é implementada pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) , ligada ao Ministério da Cultura (MinC) , em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) .
Em 12 anos de existência, o IBERESCENA vem expandindo sua atuação e alcance. Nos últimos anos, o Brasil aumentou seu número de inscritos e contemplados, de diferentes regiões do país: na última edição do edital, foram 131 projetos brasileiros inscritos e 13 contemplados.
A Cooperação Ibero-Americana
A cooperação Ibero-Americana se dá no âmbito da Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB) e reflete os acordos e compromissos políticos assumidos pelos Chefes de Estado dos países participantes na Cúpula Ibero-Americana, realizada a cada dois anos.
O modelo de cooperação é flexível e horizontal e a participação dos países é voluntária. A SEGIB é constituída por 22 países - 19 da América Latina de língua espanhola e portuguesa e Espanha, Portugal e Andorra, na Península Ibérica - que, através de ações conjuntas, contribuem para o desenvolvimento socioeconômico da região.
Autor: Comunicação/ Agência Brasileira de Cooperação (ABC)
Fonte: IBERESCENA e SEGIB