Notícias
Brasil participa de Conferência da ONU sobre cooperação Sul-Sul
O Brasil participará da Segunda Conferência de Alto Nível das Nações Unidas sobre Cooperação Sul-Sul (PABA +40), a ser realizada em Buenos Aires entre os dias 20 e 22 deste mês. A delegação brasileira será chefiada pelo Embaixador Norberto Moretti, Secretário de Política Econômica e Comercial do Itamaraty, e composta por representantes de diferentes instituições nacionais inclusive a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Itamaraty , responsável por coordenar a cooperação Sul-Sul brasileira.
A Conferência, que será aberta pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres, marca os 40 anos da adoção do “Plano de Ação de Buenos Aires” (1978), que estruturou os princípios sobre os quais a cooperação entre países em desenvolvimento, ou cooperação Sul-Sul (CSS), tem se desenvolvido ao longo das últimas décadas. Na CSS, os países compartilham boas práticas e experiências entre si, para a superação de desafios comuns, nos seus respectivos processos de desenvolvimento econômico e social.
Com o tema o “Papel da cooperação Sul-Sul na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: desafios e oportunidades”, o evento terá um espaço de exposições que contará com um estande em que o Brasil apresentará seus projetos nessa área.
O Brasil tem 380 iniciativas de cooperação Sul-Sul em curso, em 63 países em desenvolvimento ao redor do mundo. Os projetos são coordenados pela ABC/MRE, criada em 1987 para coordenar, executar e avaliar as iniciativas de cooperação técnica do País, recebida e prestada. Com mais de 30 anos de experiência, a ABC desenvolve parcerias com mais de 100 instituições nacionais de excelência, públicas e privadas, e alianças estratégicas com países desenvolvidos, organismos internacionais e países em desenvolvimento
Integram a delegação brasileira representantes da Presidência da República , Itamaraty , Ministério da Saúde , Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) , Universidade de São Paulo (USP) , Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (CGEE/MCTIC) e da ABC/MRE.
No dia 18 de março, antes ainda da abertura da Conferência, será realizado o evento paralelo do Brasil intitulado "Oportunidades e Desafios da Cooperação Sul-Sul em Bioeconomia, à luz do Acordo de Paris e da Agenda 2030", organizado pelo CGEE/MCTIC, em parceria com o Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (UNOSSC). Na ocasião, está previsto o compartilhamento de experiências e soluções na área de bioeconomia para apoiar os países em desenvolvimento no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.
Autor: Comunicação/ Agência Brasileira de Cooperação (ABC)