Notícias
Brasil leva conhecimento em solos para extensionistas malienses
Uma capacitação de 30 extensionistas rurais da Companhia Maliense para o Desenvolvimento Têxtil ( Compagnie Malienne pour le Développement des Textiles - CMDT ) está sendo realizada no Mali desde o dia 23 de setembro no âmbito do projeto “Preservação do Potencial Produtivo das Zonas Produtoras de Algodão no Mali – Cotton Solos”. A formação encerra-se nesta sexta-feira (27).
O treinamento é sobre fundamentos e princípios básicos das diferentes áreas da Ciência do Solo envolvidas no projeto: pedologia (estudo dos solos), física e conservação e fertilidade do solo. Três professores doutores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) , parceira no projeto, estão ministrando o curso.
Esta é a primeira capacitação do projeto, que tem como objetivo diminuir o êxodo rural e a migração de agricultores familiares na busca de novas áreas de produção, além de aumentar a produtividade do algodão, utilizando tecnologias de conservação e de fertilidade do solo.
Resultados esperados
A proposta de cooperação técnica neste Projeto envolve a execução de quatro componentes com as quais se pretende alcançar, ao final, resultados interdependentes: 1. Validação e difusão de tecnologias da UFLA para o melhoramento de solos destinados ao cultivo do algodão e culturas alimentares associadas; 2. Fortalecimento do sistema de manejo e conservação de solos e águas; 3. Capacitação de pesquisadores, extensionistas, técnicos locais e produtores líderes no uso e difusão das tecnologias recomendadas; e 4. A melhoria da infraestrutura das comunidades agrícolas de Sikasso e Bandiagara.
Saiba mais sobre o Projeto Cotton-Solos.