Notícias
Brasil intensifica cooperação com Guiné-Bissau
O Ministério das Relações Exteriores, por meio da Agência Brasileira de Cooperação-ABC, realizou missão de cooperação técnica a Guiné-Bissau, no mês de outubro, com vistas a intensificar a cooperação técnica com o país africano. A primeira etapa da missão, que contou com a participação do Ministério da Educação, apresentou as experiências brasileiras na área educacional e diagnosticou as necessidades locais de cooperação. A segunda etapa teve como objetivos detectar as possibilidades de cooperação no âmbito do Sub-Programa de Cooperação Sul-Sul ABC/FNUAP (Fundo de População das Nações Unidas) e obter impressões sobre o andamento das atividades relacionadas ao Projeto do Fundo IBAS (Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul) "Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária”.
Durante a primeira parte da missão, foi apresentado às autoridades bissau-guineenses o PROFORMAÇÃO, experiência brasileira na área de formação de professores de nível médio em exercício. A equipe brasileira, em conjunto com técnicos locais, identificou também a possibilidade de cooperação na área de formação de professores do ensino básico em nível secundário. Foi oferecida, ainda, a cessão dos programas produzidos pelo TV-Escola para uso da rede local de televisão, bem como para o aproveitamento na educação permanente da comunidade, na formação de professores e como subsídio para formação universitária.
Ainda durante a missão, as partes assinaram, no dia 26 de outubro, projeto para a implementação do Centro de Formação Profissional e Promoção Social da Guiné-Bissau. O Dr. Carlos Mussa Balde, Ministro da Reforma Administrativa, Função Pública e Trabalho da Guiné-Bissau, qualificou a iniciativa como o grande projeto para o desenvolvimento do país. A visão do Ministro reflete a grande expectativa existente em relação ao centro, não só nos meios oficiais mas também junto ao público em geral, principalmente entre os jovens que vêem a iniciativa como uma promessa de futuro com grandes possibilidades de realização profissional.
No que diz respeito ao Projeto do Fundo IBAS, as autoridades bissau-guineenses responsáveis por sua coordenação manifestaram a importância desse projeto para o desenvolvimento do país, bem como a grande expectativa local a respeito da participação da EMBRAPA na sua implementação. A delegação brasileira informou sobre os entendimentos que vêm sendo mantidos com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) a fim de assegurar a participação da empresa brasileira na iniciativa.
No âmbito do Sub-Programa de Cooperação Sul-Sul ABC/FNUAP, a missão recebeu demanda de cooperação nas áreas de saúde sexual e reprodutiva, informação, educação e comunicação, gênero, jovens e, principalmente, recenseamento demográfico. Sobre este tema, foram avaliadas, em conjunto com o Instituto Nacional de Estatística e Censo da Guiné-Bissau (INEC) as possíveis ações de cooperação para o planejamento do censo demográfico a ser realizado em 2007. O censo tem recebido atenção internacional, visto que revelará importantes informações demográficas a serem utilizadas para a formulação de estratégias para o desenvolvimento da Guiné-Bissau. Os dados censitários disponíveis no momento datam de 1991, sendo que o país sofreu diversas alterações demográficas após o conflito militar de 1998.
As autoridades bissau-guineenses solicitaram, por fim, o envio em novembro de missão de 3 semanas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) -ou entidades brasileiras congêneres- para apoiar o INEC na revisão do planejamento do recenseamento, inclusive na definição da estrutura organizacional da equipe técnica que coordenará as atividades censitárias. A missão deverá apoiar, ainda, a elaboração de projeto de cooperação técnica com o Brasil voltado para as áreas de planejamento do censo, cartografia, digitalização dos mapas cartográficos, formação de curta duração, processamento, análise e publicação de dados.