Notícias
Brasil estreita relações com países da Comunidade do Caribe (CARICOM)
O Brasil e a região do Caribe possuem matrizes históricas e culturais que lhes permitem conferir especial importância para o desenvolvimento de relações de cooperação Sul-Sul nos campos econômico, social e técnico-científico. Neste âmbito, reunidos em Brasília, no mês de abril de 2010, os países-membros da Comunidade do Caribe (Caricom) e o Brasil, por meio da Declaração de Brasília, manifestaram firme disposição em avançar, em conjunto, a busca pelo desenvolvimento socioeconômico da região.
Nesse espírito, o Governo brasileiro implementa um programa de capacitação de recursos humanos dos países da região na área agropecuária. A iniciativa tem por objetivo aproximar os países caribenhos das soluções adotadas pelas instituições brasileiras de destaque no desenvolvimento de pesquisas no setor agrícola, tais como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Em comparação ao programa oferecido em 2011, a edição atual consiste de 8 (oito) cursos e caracteriza-se pelo incremento e pela diversificação das instituições brasileiras envolvidas. As capacitações do programa concentram-se nas áreas de pecuária, produção de sementes, planejamento do uso do solo e preservação ambiental. Os cursos são oferecidos, entre outros, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), que promoverá treinamentos no setor de pecuária, e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), sobre o planejamento para o uso do solo.
Em novembro de 2013, missão chefiada pelo Diretor da ABC e integrada pelo Coordenador da Embrapa Américas e pelo Chefe da Assessoria Internacional da Agência Nacional de Águas (ANA) realizou visita a Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Granada, Santa Lúcia e São Cristóvão e Nevis, para a negociação e elaboração de projetos de cooperação técnica nas áreas de agricultura e gestão de recursos hídricos. Em agosto de 2013, o Diretor da ABC havia visitado a Comunidade da Dominica com o mesmo objetivo. Essas missões se inserem no contexto dos esforços do Governo brasileiro em se aproximar dos países caribenhos.
Além das ações de curta duração, o Brasil desenvolve, de forma bilateral, com Jamaica, Guiana, Suriname, Haiti e Belize, amplos e exitosos programas de cooperação. Esses países contam, ao todo, com 47 (quarenta e sete) projetos em execução em 2013, nas áreas de saúde, agricultura, formação profissional, desenvolvimento e inclusão social, reconstrução, meio ambiente, gestão pública, energia, geologia e gestão bancária. As relações de cooperação com os países do Caribe têm sido intensificadas de forma qualitativa por meio da realização de projetos estruturantes, como o Centro de Formação Profissional Brasil-Jamaica, inaugurado em 13 de fevereiro de 2014, que oferece cursos baseados na metodologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), voltados à capacitação de jovens e adolescentes nas áreas de marcenaria, construção civil, manutenção de refrigeradores e mecânica de motores.
A cooperação brasileira vem despertando especial atenção dos países do Caribe e da América Central em razão da fácil aplicabilidade das soluções adotadas. Os conhecimentos transferidos pelo Brasil abrangem desde a produção de alimentos (melhoramento genético de espécies, aprimoramento de métodos de cultivo, irrigação e colheita, utilização de máquinas agrícolas, criação de animais e processamento de seus subprodutos) até a sua comercialização, etapa que conta com os notórios avanços obtidos pelo Brasil no que tange à formação de cooperativas de produtores voltadas à agregação de valor e ao aumento da renda dos pequenos agricultores. Criadas para atender a necessidade de garantir ao homem as condições de sua manutenção no campo, as técnicas transferidas pelo Brasil permitem obter significativo crescimento da produção agrícola sem a necessidade de vultosos investimentos tecnológicos e de infraestrutura, que, por vezes, inviabilizam a sustentabilidade econômica da agricultura familiar.