Notícias
Brasil envia segunda equipe humanitária a Moçambique
O Brasil enviou a Moçambique, neste fim de semana, uma segunda equipe humanitária para prestar assistência às vítimas dos ciclones tropicais Idai e Kenneth, que atingiram aquele país africano em março e abril passados. A segunda missão humanitária brasileira tem duração prevista até 7 de junho e conta com 29 integrantes, entre socorristas e especialistas em busca e salvamento, da Força Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Corpo de Bombeiros Militar do estado de Minas Gerais.
A primeira equipe humanitária brasileira chegou a Moçambique em 1º de abril passado, com 40 bombeiros militares da Força Nacional de Segurança Pública e do Corpo de Bombeiros Militar do estado de Minas Gerais. Desde então, as ações humanitárias do Brasil em Moçambique beneficiaram milhares de vítimas dos ciclones, com operações de busca e salvamento; a distribuição de cestas básicas e vacinas; a desobstrução de vias de acesso em lugares remotos; e a construção de duas pontes e barracas para desabrigados, entre outras atividades. A primeira equipe dá início, hoje, a seu retorno ao Brasil, devendo chegar, conforme previsto, amanhã, 07/05.
Em consonância com orientações recebidas das autoridades moçambicanas e das agências das Nações Unidas, a segunda equipe humanitária brasileira desenvolverá ações emergenciais nas províncias de Sofala e de Cabo Delgado, atingidas, respectivamente, pelos ciclones Idai, em 14/03, e Kenneth, em 25/04.
Para auxiliar nas operações de busca e salvamento, o governo brasileiro também está fornecendo às autoridades moçambicanas mapas das regiões afetadas, obtidos da rede de satélites da “International Charter Space and Major Disasters”.
A resposta humanitária brasileira a Moçambique é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores.