Notícias
Brasil e Tunísia ampliam laços de cooperação técnica
Realizou-se, de 8 a 12 de abril, em Túnis, visita de missão da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) para formulação de projeto de cooperação técnica que visa ao fortalecimento institucional da Agência Tunisiana de Cooperação Técnica (ATCT) , com contribuição financeira do Banco Islâmico de Desenvolvimento (BisD) .
Durante a semana de trabalho, diversas atividades de intercâmbio e troca de experiências foram realizadas. Os integrantes da delegação brasileira, composta por funcionários da ABC, apresentaram os princípios norteadores da Agência, a operacionalização da cooperação sul-sul bilateral e trilateral, da cooperação do exterior para o Brasil, o funcionamento da Agência, bem como os principais aspectos descritos no manual de gestão de projetos de cooperação técnica Sul-Sul utilizado pela ABC para padronizar o modo e os meios de coordenação e implementação dos projetos de cooperação técnica desenvolvidos pelo Brasil.
A ATCT, por sua vez, compartilhou informações sobre sua operação e modalidades de cooperação; enquanto que o BIsD descreveu seu apoio às iniciativas de cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento dos países membros como, por exemplo, o mecanismo Reverse Linkage (Fluxo Inverso) e de como esse poderá aportar recursos financeiros à iniciativa entre o Brasil e a Tunísia.
As três instituições elaboraram, também, por meio de uma oficina conduzida pela ABC, as bases de um projeto de cooperação técnica, visando ao fortalecimento da agência tunisina para a promoção da cooperação Sul-Sul e Triangular, a partir da experiência da ABC. Foi realizado o mapeamento de atores, os principais problemas e necessidades da ATCT, passíveis de tornarem-se objeto da iniciativa, assim como um conjunto de soluções possíveis de serem implementadas para contornar os desafios identificados.
Ao final, os participantes acordaram que o documento final do projeto será concluído à distância, por meio de trocas por e-mail e videoconferências, até o mês de julho. A ABC contribuirá tecnicamente, compartilhando sua experiência e conhecimento na área. Previu-se duração de até três anos para a iniciativa, e que a mesma possa contribuir para a diversificação de formas de realização da cooperação Sul-Sul pela ATCT, fortalecendo sua atuação no cenário internacional e ampliando a disseminação da "expertise" tunisiana.
A embaixadora brasileira na Tunísia, Márcia Maro da Silva, em suas palavras na cerimônia de encerramento da missão destacou o fato de o projeto ser uma iniciativa piloto para as três instituições parceiras. "Para o lado brasileiro, trata-se experiência inovadora por ser o primeiro projeto bilateral em tema no qual a ABC atuará como instituição implementadora técnica e coordenadora ao mesmo tempo" , sublinhou a embaixadora brasileira. O BIsD, em seu discurso, informou vislumbrar ainda a possibilidade de outras parcerias com a ABC, no mesmo tema (gestão da cooperação) em favor de outros países membros e por meio de projetos de cooperação trilateral em outros setores.
A ABC desenvolve também na Tunísia, desde 2016, o projeto "Desenvolvimento de valorização das plantações de eucalipto na Tunísia" , em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e com o Ministério da Agricultura e Recursos Hídricos da Tunísia, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país africano através da expansão e da valorização das plantações de eucalipto.
Publicado em 25/04/2019