Notícias
Brasil e Senegal cooperam na área de rizicultura
Entre os dias 15 e 23 de agosto, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) realizaram missão conjunta ao Senegal e discutiram com autoridades e equipe técnica senegalesas a proposta inicial do Projeto de cooperação técnica "Apoio ao Desenvolvimento da Rizicultura no Senegal". A delegação foi integrada pelos Senhores Nelci Peres Caixeta e Mohammed Hadjab, da ABC; Cláudio Bragantini, do Escritório da Embrapa na África; Péricles de Carvalho Ferreira Neves, Carlos Magri Ferreira e José Alexandre Freitas Barrigossi, da Embrapa-Brasília; e Carlos Magno Campos da Rocha, da Emater-DF.
A agenda cumprida pela missão técnica brasileira incluiu reuniões, em Dacar, com a Ministra da Agricultura e da Piscicultura, Senhora Fatou Gaye Sarr, e com o Diretor-Geral do Instituto Senegalês de Pesquisa Agrícola (ISRA), Dr. Taïb Diouf. Em Saint Louis, a delegação brasileira reuniu-se com o Chefe do Centro de Pesquisas Agrícolas do ISRA - CRA/Saint Louis, Dr. Madiama Cissé, e com técnicos do Instituto, que acompanharam a missão a encontros com representantes da Societé de Aménagement et Explotation du Riz (SAED) e Agence National des Conseils Agricole et Rural (ANCAR), e a todas as visitas de campo, que incluíram as instalações de pesquisas daquele instituto em Ndiol e Fanaye, e o Centre de Riziculture pour la Afrique (ADRAO).
Durante a missão, foi reafirmado pelas partes o compromisso no avanço das iniciativas de cooperação. A Ministra da Agricultura e da Piscicultura, Senhora Fatou Gaye Sarr agradeceu ao Governo brasileiro pelo apoio que vem sendo estendido ao Senegal no campo da agricultura e ressaltou seu interesse nos projetos sobre horticulturas aplicáveis ao semi-árido e sobre a luta anti acridiana.
No que tange à rizicultura no Senegal, a missão técnica brasileira coletou dados importantes, como demanda, consumo de arroz per capita, safra atual, número de hectares irrigáveis, meta de produção do governo, número de produtores rurais e outros. Estas informações ajudarão no entendimento e elaboração do projeto de cooperação técnica que objetiva atingir a produção de 1.000.000/ano em 2012.
A mecanização agrícola mais favorável e menos onerosa e manejo pós-colheita estão entre os principais objetivos com vistas ao aumento da produção de arroz. Além disso, conforme os resultados das reuniões e das visitas de campo, foi possível definir que o aumento da produção do arroz no Senegal se dará por meio do treinamento de pesquisadores do ISRA, técnicos e agricultores da cadeia de arroz em novas tecnologias de produção, transformação de arroz, metodologias de extensão rural, intercâmbio de visitas técnicas e utilização de equipamentos agrícolas para pequenos produtores. Prevê-se ainda o fornecimento de algumas máquinas agrícolas para as estações experimentais do ISRA de Ndiol e Fanaye e a validação no Senegal de sementes de variedades brasileiras de arroz irrigável e de sequeiro.