Notícias
Brasil é protagonista no Fundo IBAS
A Junta Diretora do Fundo Índia, Brasil e África do Sul (IBAS) se reuniu, no último dia 01/04, para debater o avanço de projetos em andamento e deliberar sobre novas iniciativas. A reunião contou com a participação dos 3 países e do Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (UNOSSC). A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), orienta tecnicamente a participação brasileira no mecanismo e apoia as posições do País nas discussões e deliberações da Junta.
Projetos debatidos na reunião que contarão com participação brasileira:
A proposta de Angola que prevê o compartilhamento de conhecimentos de instituições públicas brasileiras na área de Água, Saúde e Higiene (WASH, em sua sigla em inglês) foi aprovada para receber financiamento do Fundo IBAS. Os países notaram o amplo leque de benefícios que a iniciativa irá gerar para as comunidades beneficiadas em Angola. A temática do WASH ganha especial peso no contexto da pandemia do COVID-19, que afeta a todo o planeta. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) será a agência implementadora do projeto, e trabalhará em coordenação com a ABC e o Governo angolano.
Uma segunda proposta, da República do Congo, prevê a promoção do acesso de pequenos agricultores aos mercados locais. O Programa Mundial de Alimentos (PMA) foi identificado como a agência implementadora do projeto, em coordenação com a ABC e o Governo congolês. A proposta foi bem acolhida e a Junta Diretora destacou a relevância de melhorar o acesso dos agricultores a seus mercados locais, de modo a evitar atravessadores e a melhorar a renda das comunidades. O tema será discutido em maior profundidade pela Junta do Fundo IBAS.
IBAS
O Fórum de Diálogo Índia, Brasil e África do Sul (IBAS) foi criado em junho de 2003. O mecanismo, que congrega três grandes democracias multiétnicas do mundo em desenvolvimento, envolve coordenação política, cooperação setorial e cooperação com terceiros países.
Face mais visível do IBAS, o Fundo financia, desde 2004, projetos de infraestrutura social em países de menor desenvolvimento relativo (PMDRs). Seus recursos são administrados pelo Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (UNOSSC) e repassados aos projetos selecionados.
Resultados
Durante a reunião do inicio de abril, a Junta assistiu ao vídeo "Giving second chance to education for Zambian girls, victim of child marriage" (Dando uma segunda chance para meninas zambianas, vítimas do casamento infantil), produzido pelo ONU Mulheres por meio de projeto apoiado pelo Fundo IBAS. A peça audiovisual traz testemunhos desta iniciativa de sucesso que está oferecendo oportunidades de educação a meninas nas zonas rurais da Zâmbia. O programa já apoiou cerca de 1.200 sobreviventes de casamento infantil naquele país.
Confira o vídeo no link (disponível apenas em inglês):
Autor: Cláudia Caçador