Notícias
Brasil e ONU se unem para promover alimentação escolar no Malaui
Atualmente, o Brasil, através da ABC, e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) , mantém um programa de cooperação trilateral para aprimorar o fornecimento de refeições em centros de ensino da nação africana, por meio da realização de parcerias diretas com os governos dos países. Como parte do projeto, os parceiros desenvolveram um curso para professores, a fim de incluir a educação nutricional no currículo de formação dos docentes de nível primário.
“Essa iniciativa pode ter um impacto duradouro no Malaui porque o treinamento de professores em educação nutricional vai contribuir para transformar a percepção da população sobre a importância da nutrição” , estima Peter Rodrigues, diretor-adjunto do Centro de Excelência contra a Fome da ONU . Especialista acompanhou a missão ao país.
A viagem teve por objetivo debater os impactos da atual Política de Saúde e Nutrição Escolar do Malaui. A estratégia foi elaborada com o apoio do Centro de Excelência.
Além de promover a capacitação dos professores, a parceria entre a FAO, o Brasil e o Malaui conta com iniciativas de hortas escolares, que fazem parte das atividades de educação nutricional. Ações de cultivo também estão contempladas pela política nacional do país africano.
A visita ao Malaui contou com o apoio do Centro de Excelência, organismo do Programa Mundial de Alimentos da ONU, e com a participação de especialistas da FAO e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Brasil.
Fonte: ONU Brasil
Foto: ONU Malaui