Notícias
Brasil e México realizam a III Reunião do Grupo de Trabalho de Cooperação Técnica
A Cidade do México sediou, entre os dias 13 e 17 de julho, a III Reunião do Grupo de Trabalho de Cooperação Técnica Brasil - México, realizada por ocasião da missão da Agência Brasileira de Cooperação àquele país, que teve como objetivo negociar e elaborar projetos de cooperação técnica nas áreas de agricultura, saúde, recursos hídricos, educação técnica, formação profissional, geografia e estatística. A Reunião se celebrou no contexto dos preparativos para a II Reunião da Comissão Binacional, realizada no dia 23 de julho, em Brasília, e da visita do Presidente Felipe Calderón ao Brasil, prevista para agosto.
A delegação brasileira foi chefiada pela Coordenadora - Geral de Cooperação em Saúde, Desenvolvimento Social, Educação e Formação Profissional da ABC, Maria Augusta Montalvão Ferraz, e integrada pela Assistente de Chancelaria Marianne Ferreira Crevels e por representantes das seguintes instituições: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Saúde (MS), Agência Nacional de Águas (ANA), Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Durante a Reunião, o Diretor Geral de Cooperação Técnica e Científica da Secretaria de Relações Exteriores do México, Ministro Máximo Romero Jiménez, ressaltou que o Governo mexicano deseja fortalecer cada vez mais sua relação com o Brasil, por meio do desenvolvimento de projetos que impulsionem e reflitam o grande potencial de cooperação entre os dois países, considerando as capacidades técnicas já existentes em áreas prioritárias. Por sua vez, Maria Augusta Ferraz enfatizou que a Reunião se realiza em um momento importante em que se reúnem as condições fundamentais para o aprofundamento do intercâmbio entre os dois países no campo da cooperação técnica. Além disso, assinalou que Brasil e México têm alcançado um nível de desenvolvimento que lhes permite um intercâmbio genuíno de experiências mutuamente vantajosas.
Nos encontros técnicos, foram elaborados 18 projetos de cooperação em matéria de saúde, educação técnica, formação profissional, recursos hídricos, estatística, geografia e agricultura, sendo 10 projetos de cooperação prestada pelo Brasil ao México e 8 de cooperação do México ao Brasil. Os resultados desta reunião foram bastante satisfatórios e apontam para ações concretas que contribuirão para dinamizar o programa de cooperação bilateral. Com a implementação deste conjunto de projetos, será possível impulsionar a cooperação em áreas técnicas prioritárias para os dois países.