Notícias
Brasil e Mali ampliam pauta de cooperação técnica
A cidade de Bamako, capital do Mali, recebeu, no início de dezembro passado, a visita de representantes da Defesa Civil do Brasil, do estado de Minas Gerais, com o objetivo de realizar diagnóstico para um possível novo acordo bilateral em cooperação sobre defesa civil e resposta a emergências, entre as agências dos países.
Após inundações ocorridas em Bamako, em maio de 2019, que resultaram em vítimas fatais, as autoridades responsáveis pela proteção civil do Mali solicitaram apoio do governo brasileiro no sentido de auxiliar as autoridades malinenses no preparo para ações de resposta em situações de emergências ambientais ou outras que possam colocar em risco a integridade da população.
A visita contou com representantes das diretorias de Resposta a Desastres e de Educação em Proteção e Defesa Civil da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE) , responsável por coordenar e financiar ações de cooperação brasileiras.
O objetivo dos especialistas foi avaliar os riscos de desastre relacionados com as inundações durante o período de chuvas, bem como as capacidades de resposta dos serviços de proteção civil malinenses. Foram também organizadas, com amplo apoio da Direção de Proteção Civil do Mali, reuniões técnicas e visitas de campo.
Segundo análise feita pelos técnicos brasileiros, os serviços de proteção civil do Mali dispõem de boa organização, boa estruturação e boa rede de atendimento em âmbito nacional, com exceção da região do extremo norte do país, onde há, atualmente, desafios de segurança.
Foram constatados alguns desafios, como por exemplo a necessidade de capacitações e formações, além da revisão de aspectos estruturais e de material existentes no país, que poderão ser eventualmente contemplados na nova iniciativa.