Notícias
Brasil e Japão capacitam técnicos africanos
Teve início hoje, em São Paulo, o “I Módulo da Capacitação de Diretores de Centros de Formação Profissional dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs)”, uma iniciativa realizada no âmbito do “ Programa de Treinamento para Terceiros Países (TCTP) ” da parceria Brasil-Japão. A ação é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pela agência japonesa de cooperação, a JICA , e conta com o conhecimento técnico do Serviço Nacional da Indústria (SENAI) .
Participam do curso, 11 representantes de cinco países - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. A capacitação, que vai até o dia sete de dezembro, tem o objetivo de compartilhar uma visão geral do processo de educação profissional e, para tal, aborda as áreas de planejamento, implantação e gestão de unidades escolares, considerando aspectos econômicos, socioculturais e ambientais.
A formação será oferecida em 4 módulos práticos e teóricos, em que serão ministrados os seguintes temas: educação profissional e tecnológica; comunicação no ambiente profissional; organização das atividades na unidade de formação profissional; avaliação das atividades na unidade de formação profissional; e planejamento das atividades na unidade de formação profissional.
Programa de Treinamento para Terceiros Países (TCTP)
O TCTP visa melhorar o desempenho das instituições de formação profissional dos PALOPs para atender às demandas industriais de mão de obra qualificada em seus respectivos mercados.
A parceria com o Japão possibilita a atualização dos conhecimentos e recursos técnicos e tecnológicos aplicados nos processos de educação profissional no Brasil e no exterior, possibilitando ao SENAI cooperar em favor dos países em desenvolvimento.
O SENAI vem trabalhando em conjunto com o governo brasileiro na promoção da inovação tecnológica, na educação para o trabalho e na gestão do sistema de educação no exterior por meio de projetos de cooperação técnica na África, América Latina e Ásia.
Autor: Comunicação/ Agência Brasileira de Cooperação (ABC)