Notícias
Brasil e Japão assinam projeto de cooperação técnica sobre “Desenvolvimento Urbano Sustentável”
ABC, JICA e IPPUC firmam acordo em cerimônia virtual
Publicado em
28/03/2022 15h44
Atualizado em
12/07/2024 16h59
Uma cerimônia virtual, ocorrida em 25/2, marcou mais uma parceria entre o Brasil e o Japão em prol do desenvolvimento sustentável de cidades. Foram assinados, pelo Diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Embaixador Ruy Pereira, e pelo Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Japão em Brasília, Hayashi Teiji, os textos de mais um Ajuste Complementar ao Acordo Básico de Cooperação Técnica Brasil-Japão.
O diplomata brasileiro, o representante-chefe da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) no Brasil, Masayuki Eguchi, e o Presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Luiz Fernando de Souza Jamur, assinaram o documento do projeto intitulado “Desenvolvimento Urbano Sustentável”, que será implementado em Curitiba.
O Embaixador Ruy Pereira afirmou que a cooperação internacional tem papel significativo para apoiar a busca de soluções aos desafios enfrentados pelo poder público nacional e local. Lembrou, também, a tragédia ocorrida recentemente em Petrópolis, diretamente ligada ao tema. “Que este novo projeto possa trazer resultados concretos e benefícios à sociedade brasileira, notadamente em momento em que o debate nacional sobre o planejamento dos espaços urbanos é confrontado diante do lamentável desastre ocorrido em Petrópolis, recentemente” , salientou.
Já o Embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji, destacou que Curitiba é uma cidade reconhecida internacionalmente pelo seu histórico de sucesso na implantação de diferentes ações de sustentabilidade, nomeadamente: a rede integrada de transportes BRT, a manutenção de áreas verdes, iniciativas de reurbanização e ações voltadas para cidades inteligentes, entre outras. “Por essa razão, a implementação deste projeto em Curitiba ganha um sentido mais profundo e relevante” , disse. “Espero que esta assinatura possa fortalecer ainda mais as relações de cooperação e amizade entre o Japão e o Brasil”.
O representante-chefe da JICA no Brasil, Masayuki Eguchi, apresentou um histórico do desenvolvimento de projetos bem sucedidos durante os últimos anos na parceria entre a JICA e o IPPUC. Eguchi afirmou acreditar que o projeto “Desenvolvimento Urbano Sustentável”, firmado entre as duas instituições, com a participação de demais parceiros brasileiras, terá duração de dois anos e apoiará a cidade de Curitiba para avançar ainda mais no caminho de um desenvolvimento inteligente e sustentável. “Quero registrar nossos agradecimentos aos esforços da ABC e da Embaixada do Japão no Brasil para viabilizar a execução deste projeto por meio deste acordo de cooperação internacional” , completou.
O Presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), entidade de referência internacional no domínio da pesquisa e da promoção do planejamento urbano, Luiz Fernando de Souza Jamur, ressaltou a importância do novo acordo de parceria para o Instituto e a JICA e corroborou o representante da agência japonesa com relação ao histórico de sucesso de ações anteriores. “Entendemos que este novo ciclo vai trazer bons resultados, com toda a equipe do IPPUC engajada para desenvolver mais um excelente trabalho” , concluiu.