Notícias
Brasil e Honduras discutem projetos para o biênio 2023-2025
Reuniões preparatórias para a realização da VIII Reunião do Grupo de Trabalho de Cooperação Técnica Brasil-Honduras, em junho próximo, ocorreram em Tegucigalpa, entre os dias 27/02 e 03/03.
A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), recebeu demandas que deverão compor a pauta de projetos bilaterais para o biênio 2023-2025.
A Subsecretária de Cooperação e Promoção Internacional de Honduras, Embaixadora Cindy Rodríguez, ressaltou, na reunião de abertura, que a agenda a ser cumprida com as diversas instituições hondurenhas reflete a disposição dos Presidentes da República dos dois países no sentido de avançar juntos em prol do desenvolvimento.
A Embaixadora do Brasil no país, Andrea Watson, destacou que a elevada representação multidisciplinar dos encontros, evidenciada pela participação de diferentes instituições hondurenhas, representa o interesse do país centro-americano em implementar robusto programa de cooperação com o Brasil. Andrea Watson lembrou que, no passado, Honduras foi o país da América Central que mais desenvolveu cooperação com o Brasil.
Já a Coordenadora-Geral de Cooperação Técnica para América Latina, Caribe e Europa da ABC, Maria Augusta Ferraz, ressaltou a diversidade dos temas dos futuros projetos. “O programa de cooperação técnica com Honduras, a ser implementado para o biênio 2023-2025, comportará projetos em diversas áreas, tendo como referência permanente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas” .
As reuniões realizadas por ocasião da missão brasileira a Tegucigalpa se destinaram a negociar novas demandas hondurenhas, monitorar os projetos em implementação (nas áreas de saúde mental, defesa civil e desenvolvimento social), assim como aqueles em fase de assinatura (nos temas de administração pública, agricultura e saúde).
Representantes da Polícia Federal brasileira acompanharam a delegação e mantiveram reuniões com a Polícia Nacional hondurenha, a fim de conhecer a estrutura orgânica e funcional da instituição e elaborar, em conjunto, projeto de cooperação na área de segurança de dignitários, a ser assinado em junho.
A VIII Reunião do GT de Cooperação Técnica Brasil-Honduras deverá ocorrer entre 5 e 9 de junho próximo, quando serão assinados nove novos projetos selecionados a partir dos ora acordados.